Como funciona o consórcio de carros novos e seminovos?

O consórcio de carro ainda é uma das formas mais populares para a aquisição de um veículo novo ou seminovo. O principal motivo para isso é que, diferente do financiamento, não há a incidência de juros, o que geralmente torna as parcelas menores.

Ao entrar em um grupo de consórcio, é importante ficar atento às regras dispostas no contrato, principalmente porque a contemplação, ou seja, a entrega da carta de crédito contratada, acontece por meio de sorteio ou lances. Cada administradora possui regras específicas e para não haver mal entendidos, é preciso saber o que você pode ou não fazer.

Como funciona o consórcio de carro?

De modo geral, um consórcio se caracteriza como uma reunião de pessoas que desejam cofinanciar a aquisição de um bem na proporção de uma unidade para cada consorciado. Este grupo é organizado por uma administradora, que deve ser autorizada pelo Banco Central para funcionar.

A função da administradora é gerir os recursos arrecadados e organizar assembleias periódicas para as devidas prestações de contas e sorteio das cartas de crédito. É importante ressaltar que ao ter acesso a sua carta, ela pode ser usada única e exclusivamente para a compra do bem presente no contrato.

O processo de consórcio para a compra de carros seminovos é praticamente o mesmo utilizado para compra de um novo. Nesses casos, entretanto, a administradora é quem vai determinar, de acordo com a sua política de crédito, quantos anos o veículo pode ter, podendo variar entre 2, 3, 5, ou mais anos de uso.

Quais as principais vantagens de entrar em um consórcio de carros novos ou seminovos?

Participar de um consórcio para a aquisição de um automóvel é muito simples e traz muitas vantagens para quem deseja ter uma cota dentro do grupo. Confira abaixo algumas delas:

Preços mais acessíveis

Como não há a incidência de juros – apenas da taxa administrativa – as parcelas ficam muito acessíveis para o bolso do consorciado. Diferente do financiamento, que possui altas taxas de juros, no consórcio para carro usado é possível adquirir seu veículo por um preço justo.

Pagamentos flexíveis

Os consórcios de carro têm uma flexibilidade muito maior em relação ao seu pagamento. Por exemplo, você pode optar por planos mais estendidos como o de 80 meses, mas também é possível escolher períodos menores como os de 24 ou 36 meses.

Antecipação da aquisição do bem

O principal intuito dos sorteios e lances é poder encurtar o tempo de espera para a aquisição da sua carta de crédito. Dessa forma, é possível adquirir o bem logo nos primeiros meses. A principal dica é: se você não deseja contar apenas com a sorte, vale ir poupando algum dinheiro para dar um lance mais competitivo no momento da assembleia.

Forma eficiente de poupar

Quem não tem facilidade em guardar dinheiro para a aquisição de um bem, pode encontrar no consórcio uma excelente opção para começar a fazer isso. Como esta é uma modalidade de compra programada, é preciso entender que a aquisição não é imediata, mas conforme o tempo passa maiores são as suas chances de ser contemplado.

Como escolher o melhor consórcio de carro?

Escolher a empresa certa é fundamental para que você tenha a certeza de que irá ser contemplado durante ou ao final do consórcio. Dessa forma, é muito importante avaliar a credibilidade da empresa de consórcios como, por exemplo:

  • tempo de operação no mercado de consórcios;
  • reclamações e notificações em órgãos de proteção ao consumidor;
  • preços e pacote de serviços.

Para saber qual o melhor consórcio de carro para você, dê especial atenção se a empresa é credenciada e está autorizada a funcionar pelo Banco Central. Nesse sentido, a Consórcio Servopa é referência no consórcio de carro novo e seminovo. No mercado desde 1966, de maneira sólida, o Consórcio Servopa mantém uma média de 300 grupos ativos que somam, aproximadamente, 55.000 consorciados que confiam em nossa forma de trabalhar.

Durante este tempo, foram mais de 250.000 cartas de crédito contempladas e estamos entre as 10 melhores empresas de consórcio independentes do país, segundo o Ranking do Banco Central. Por isso, se você deseja adquirir um consórcio confiável, basta entrar em contato e fazer sua simulação.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.