Qual a forma mais segura de comprar carro?

Um carro traz muita comodidade para o dia a dia de qualquer pessoa. Seja para a ida ao trabalho ou para viajar, ele possibilita mais economia, praticidade e conforto no dia a dia. Quem deseja comprar carro, precisa tomar alguns cuidados para que o negócio seja vantajoso e não traga dores de cabeça.

Seja para comprar um carro novo ou seminovo, planejar antes é fundamental para conseguir se organizar financeiramente para esta aquisição. Comprar carro seminovo exige atenção, pois fatores como desgaste do veículo e quilometragem fazem a diferença na hora de fechar negócio.

Como fazer uma boa compra de carro?

Existem muitas formas de comprar um carro, porém antes de verificar qual é a melhor e mais segura para você, é necessário se organizar financeiramente e estabelecer critérios para fazer um negócio vantajoso e que caiba no seu bolso.

Se planeje financeiramente

Qualquer compra começa a partir de um planejamento. É a partir dele que você irá determinar o valor que pode pagar, o modelo e faixa de preço. Outro ponto, é ver se é possível ter todo o dinheiro para pagar à vista; se vai dar seu veículo na transação; ou se as parcelas poderão ser pagas no longo prazo.

Avalie suas finanças, identifique seus custos fixos e variáveis e reveja seus hábitos de consumo. Tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis. Só assim você pode se planejar para arcar com as despesas de compra, transferência e manutenção do seu carro novo.

Avalie as condições do carro

Esse é um passo indicado para quem deseja saber como comprar um carro usado. Como ele já possui alguns quilômetros rodados, é muito importante avaliar bem as condições do veículo. Assim, você não acaba caindo em um mau negócio. Vale andar com o veículo; ver as condições dos pneus e motor; possíveis arranhões; amassados e se há histórico de batidas que possam ter danificado a estrutura do veículo.

Além disso, cuide com a documentação do carro. É importante verificar se há pendências financeiras ou algum tipo de restrição como penhora, alienação ou outra situação que impeça a transferência. Do mesmo modo, verifique se há multas que não foram pagas, tributos atrasados, ou outras pendências.

Escolha o modelo baseado em suas necessidades

Um dos cuidados ao comprar um carro é ficar fixado em um modelo que pode até ser bonito, mas pouco atende as necessidades diárias da sua família. Por isso, busque aqueles que possuem o espaço e conforto necessários para o dia a dia e viagens que vocês costumam fazer.

Por exemplo, se o objetivo é usar o carro para ir ao trabalho, opte por modelos que são econômicos na cidade. A economia com combustível e manutenção costumam ser uma das últimas coisas a serem analisadas, mas é muito importante ficar atento a isso antes da compra.

Analise os custos pós-compra

Os gastos com um carro não acabam na hora da compra. Para manter seu carro é importante pesquisar quais são os tributos e custos que você deverá assumir enquanto estiver com ele. Pesquise o valor do IPVA, licenciamento, seguro, e o que mais envolver a ter um carro do modelo escolhido.

comprar carro

Quais as principais modalidades de compra de carro?

Atualmente é possível encontrar diversas opções para realizar a compra de um veículo usado ou novo. Cada uma das opções possui características próprias e é destinada a um público específico.

1. Financiamento

Esta é a opção mais conhecida e costuma ser utilizada por quem tem pressa na compra do carro. Muitas instituições financeiras oferecem este tipo de serviço e é possível encontrar opções de pagamento que são atrativas para todos os tipos de bolsos. Algumas montadoras possuem sua própria financeira para realizar o financiamento, o que pode ser mais vantajoso e flexível.

Nesta modalidade é preciso ficar atento ao fato de que, além da taxa de juros, as financeiras também inserem outros encargos no valor final, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a Taxa de Abertura e Renovação de Cadastro (TAC). É possível consultar estes valores acessando o site do Banco Central.

2. Leasing

O leasing é uma forma de financiamento que é feita como uma forma de aluguel do veículo. Aqui, o carro fica no nome do agente concessor até o pagamento total do valor do carro, momento em que é feita a transferência. Esta é uma modalidade denominada de arrendamento mercantil e os juros não costumam ser competitivos, visto que que enquadram dentro de uma taxa variável.

Isso torna esta opção de alto risco, já que a oscilação da moeda impacta significativamente os valores, e pode trazer prejuízos ao consumidor de acordo com a variação cambial.

3. Consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra programada e é ideal para quem não tem pressa para adquirir o bem. Normalmente, ela é utilizada para consumidores que têm dificuldades em guardar dinheiro ou não possuem capacidade financeira para a compra à vista ou financiada.

Um dos principais benefícios é que em um consórcio não há o acréscimo de juros. Cada administradora cobra apenas a taxa administrativa. Que é, geralmente, mais em conta do que os juros de empréstimos e parcelas de um financiamento. Outro ponto vantajoso é que, após a contemplação, o consorciado tem o valor para pagamento à vista do carro escolhido. Além disso, ele pode usar 10% do valor para arcar com as despesas.

Então, se você deseja comprar um carro seminovo, a Servopa possui diversas opções de modelos com excelente custo-benefício. Não deixe de conferir em nosso site os carros disponíveis para compra.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.