Qual o melhor carro para frota da sua empresa?

Não importa qual o segmento da sua empresa, na maioria dos casos, se há deslocamento rotineiro da sua equipe de colaboradores em horário de serviço, ela vai precisar de uma frota de carros. E esqueça apenas os modelos do tipo furgão ou caminhonete, pois existem muitas opções de modelos e marcas na venda direta, que podem se encaixar nas necessidades do seu negócio.

O fato é que comprar um carro de frota é um investimento importante e precisa ser pensado e executado de forma assertiva. Muitos gestores ficam em dúvida em relação ao modelo ideal para transportar sua equipe ou até mesmo seus executivos em viagens de curta distância.

Para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua empresa, evitando desperdícios e gastos desnecessários, separamos algumas dicas importantes para auxiliar sua tomada de decisão.

O que você deve considerar

Diferente de um carro de passeio, comprar um carro para frota exige que o mesmo agregue valor à empresa e, por isso, deve-se observar alguns fatores importantes antes de fechar negócio:

Economia de combustível

Um carro que será utilizado para trabalho precisa levar em consideração o consumo de combustível. A compra de um veículo envolve muitos gastos, principalmente porque independente do modelo sempre há certa desvalorização assim que ele sai da concessionária, por isso, é fundamental avaliar outros fatores que amortizem isso.

Os carros usados para frota normalmente são os mais populares, justamente por rodarem mais quilômetros por litro de gasolina. Por isso, faça uma simulação de consumo entre as opções sempre levando em consideração quantos quilômetro o carro consegue fazer com um litro de combustível, seja na cidade, ou na estrada, de acordo com a característica de uso que esse veículo terá.

Melhor custo-benefício

Dentre tantos bens que são comprados para empresas, a aquisição de um carro é uma das mais complexas. Isso porque não basta analisar se o carro vale o preço pago nele. No caso de compras corporativas, é preciso avaliar fatores como: preço dos impostos, seguro, manutenção, depreciação, etc. Verifique se é fácil encontrar peças para substituição e qual a taxa de desvalorização do veículo.

Outro ponto a ser analisado é o quanto aquele carro agrega valor à sua empresa. Não adianta comprar a versão mais barata para economizar se ela não vai atender o que o seu negócio precisa.

Baixa manutenção

Avaliar a qualidade das peças também é importante para definir o modelo. A economia com manutenção é um fator muito significativo para quem compra carros corporativos. Como o carro é um bem da empresa, todos os gastos com ele influenciarão diretamente o caixa do negócio.

Os carros populares fazem sucesso nas empresas justamente por esse motivo. Normalmente, eles possuem manutenção barata e rápida, já que é mais fácil encontrar as peças no mercado. Comprar carros novos para frota também é vantajoso, por terem a garantia de fábrica.

Já para quem não quer se preocupar com os custos e com as horas perdidas com o veículo na manutenção, uma alternativa é avaliar se compensa alugar carro para a frota da empresa

Segurança

O bem-estar dos funcionários também precisa ser levado em consideração na hora de escolher um modelo de carro. Todos os modelos passam por testes de segurança nas montadoras e ganham notas por isso. Apesar de ser um ponto que influencia pouco na decisão de compra, vale a pena dar uma olhada nas notas de segurança dos modelos em análise em sua empresa.

Os carros usados em trabalho, principalmente em viagens, estão muito expostos a riscos, por isso é fundamental pensar na segurança de todos.

Adequação às necessidades da empresa

Atender as demandas da sua empresa é o mais importante antes de bater o martelo. Por isso, o setor de gestão de frotas precisa mapear com cuidado todos os pontos e necessidades que o negócio tem. Estabeleça a rotina de uso para o automóvel fazendo algumas perguntas simples:

  • Quais são os objetivos do carro?
  • Ele vai transportar materiais ou levar pessoas?
  • Vai ser usado para viagens corporativas?
  • Os trajetos percorridos são curtos ou longos?
  • Ele será usado na zona rural, urbana ou na estrada?

Com tudo isso em mãos, fica muito mais fácil comprar um carro para a frota da sua empresa. Na Servopa você pode contar com um atendimento especializado para a compra do seu carro corporativo, com preços e opções especiais para o seu tipo de negócio.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.