Quando devo fazer a primeira revisão do meu carro?

O estado de conservação tem relação direta com a valorização de um carro. Quanto mais bem cuidado, estética e mecanicamente, mais facilidade existe na hora de realizar a troca, por exemplo, encontrando bons compradores.

A revisão do carro é a melhor forma de manter o veículo “inteiro” e ela deve ser feita de forma programada conforme indicado no manual. Durante a revisão, são observados inúmeros componentes verificando se é necessário algum tipo de substituição de peças. Por isso, se você comprou um carro recentemente, é importante ficar atento ao momento de fazer a primeira revisão programada preferencialmente em uma concessionária da marca do veículo.

Como saber o tempo certo para fazer a revisão geral do carro?

Ao adquirir um carro novo, é muito comum receber um manual com as principais informações relativas ao modelo comprado. É nesse material que está listado o plano de manutenção preventiva, além de como funciona cada componente do veículo.

É muito importante respeitar o tempo descrito no manual para evitar problemas, afinal, antes do carro ser disponibilizado para venda, a montadora faz inúmeros testes e ninguém melhor do que ela para saber o tempo de duração de cada componente. No plano de manutenção, a necessidade de troca acontece a partir de dois parâmetros: quilometragem e tempo de uso.

Leia Mais:

>> Aprenda a não perder dinheiro na troca do carro

>> Quais devem ser os cuidados ao comprar um carro seminovo?

Como funciona a revisão?

A primeira revisão do carro é uma “bateria de exames” que tem como objetivo diagnosticar como está a saúde do veículo. Nesse momento, serão testados todos os componentes e sistemas, sejam eles mecânicos ou elétricos. Após esta etapa, existindo falhas ou algum problema que possa piorar com o tempo, a oficina responsável irá efetuar a substituição preventiva das peças.

As revisões periódicas, como mencionado anteriormente, são indicadas pelo fabricante. Quem pensa em realizar a troca do carro após certo tempo deve ficar ainda mais atento a isso: manter o manual do automóvel com as revisões periódicas carimbadas além de manter a segurança para todos os ocupantes também é um excelente argumento para valorização na venda desse veículo.

O acompanhamento recorrente oferecido nesses momentos permite que o carro esteja sob constante análise e manutenção. Isso faz com que os mecânicos consigam perceber problemas futuros acompanhando a conservação do carro de perto. Com isso, ganha-se na extensão da vida útil com um menor desgaste das peças.

Onde e qual é a periodicidade das revisões?

A revisão na concessionária é a melhor opção para manter seu carro valorizado. Além disso, os profissionais que trabalham ali conhecem tudo sobre o veículo e estão atualizados quanto às novas tecnologias lançadas para os modelos vendidos pela marca. Na prática, a periodicidade das visitas varia conforme a forma de uso do veículo e pelo fabricante, mas o parâmetro costuma ser o seguinte: revisar a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros.

Porém, é importante saber que existem peças específicas que possuem quilometragem específica para serem trocadas, como a relação abaixo:

  • alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km;
  • substituição do filtro de ar do motor a cada 15 mil km;
  • substituição do filtro de combustível a cada 15 mil km;
  • substituição do filtro do ar-condicionado a cada 15 mil km;
  • substituição do fluído de freio a cada 20 mil km;
  • substituição das velas de ignição a cada 20 mil km.

Normalmente a troca de uma peça ou outra pode ser intercalada, mas fica a critério da concessionária sugerir a substituição ou não naquele momento. É sempre bom conversar com os mecânicos e verificar. 

Se chegou o momento de fazer a primeira manutenção periódica do seu carro e você comprou seu Zero quilômetro na Prixx, não deixe de conferir a revisão Honda, que possui um plano programado. Agende sua visita à concessionária.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.