Como comprar carro sem entrada?

A compra de um veículo é algo que envolve planejamento a longo prazo, afinal, quando você decide financiar um carro, o pagamento das parcelas geralmente é feito num prazo que varia de 24 a 60 meses. E mesmo quem não tem uma reserva financeira pode comprar um carro sem entrada.

Quem está sondando o mercado para comprar um carro zero dessa forma precisa tomar alguns cuidados. Isso porque mesmo sem precisar dar entrada, ainda é necessário planejamento financeiro para conseguir pagar todas as parcelas em dia. Outro ponto é que as instituições financeiras têm regras mais rígidas para a aprovação de crédito nessas condições.

Quais as opções para comprar carro sem entrada?

Para quem não tem dinheiro para comprar um carro à vista e não pode esperar o tempo de um consórcio, o financiamento acaba sendo uma das únicas formas de adquirir um automóvel. Assim, é possível adquirir o modelo desejado e pagar parcelas mensais equivalentes ao valor do bem, acrescidas de juros.

Atualmente, é possível fazer uma compra parcelada de veículos automotivos de três maneiras distintas:

  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC): esta é a categoria mais procurada nas linhas de financiamento. Aqui, a instituição financeira disponibiliza o valor total do carro para pagamento à vista e o consumidor reembolsa o dinheiro emprestado por meio de parcelas mensais acrescida de juros. Após a transação, o carro fica no seu nome, mas alienado ao banco como garantia.
  • Consórcio: esta é uma modalidade para quem não quer dar entrada, mas pode se programar com calma para escolher o modelo e marca do carro. Isso porque após entrar em um grupo de consórcio, ter o crédito necessário para a compra está atrelado ao sorteio ou lance mais alto dado nas assembleias mensais. Ao ser contemplado, o consorciado tem acesso a carta de crédito que dá o direito de comprar seu carro como se fosse à vista, mas mantendo o pagamento mensal do valor do consórcio até o final do plano.
  • Leasing: essa é uma modalidade menos conhecida, mas que já ocorre no Brasil há um tempo. Nela, o veículo fica no nome da instituição financeira enquanto o valor total do automóvel não é quitado. Porém, após o pagamento integral, o carro passa a ser seu. É como se fosse um aluguel, mas caso não consiga arcar com as prestações, o banco pega o bem de volta e você perde tudo o que foi pago até aquele momento.

Quem pode financiar sem dar entrada?

Como comentamos anteriormente, não é todo mundo que consegue financiar sem precisar dar a entrada. As instituições financeiras são bem mais rígidas nesta modalidade e realizam uma análise de crédito bem mais rigorosa, já que os risco de prejuízos são maiores.

Existem alguns fatores que fazem toda diferença na hora de liberar o financiamento, sendo os principais:

1. Score

O score de crédito é um sistema de pontuação que indica se a pessoa é boa pagadora ou não. Ele costuma variar de acordo com o histórico financeiro da pessoa e são levados em consideração débitos em aberto, inscrição em órgãos de proteção ao crédito, entre outros.

Quanto mais alto for o seu score, maiores são as chances de ter um financiamento liberado em seu nome. Se você costuma pagar contas básicas, como por exemplo, água e luz, atrasados, saiba que isto também influencia na pontuação. Então, se você deseja comprar seu carro sem dar entrada, é necessário um score alto para que esse benefício seja liberado na hora da compra.

2. Renda

É muito importante ter uma renda compatível com o valor do bem desejado. Isso significa que só o score não é garantia de que o financiamento sem entrada será liberado, pois é importante ter uma renda compatível que garanta o pagamento das parcelas sem comprometer todo seu orçamento.

A regra neste caso é simples: se o valor da parcela comprometer mais do que 30% do que você ganha mensalmente, o financiamento costuma ser negado. E o motivo é simples: qualquer imprevisto na sua vida pode comprometer o pagamento das parcelas. Dessa forma, este é um critério que garante segurança tanto para você quanto para a instituição financeira. Para quem não tem pressa no financiamento de carros, vale a pena se programar e investir em um consórcio Servopa. Além das parcelas serem adequadas à sua realidade e não terem juros, você ainda tem crédito para pagamento à vista após ser contemplado, o que garante maior poder de negociação junto a concessionária.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.