Conheça mais sobre os modelos Sedan e surpreenda-se!

Os sedans são um dos modelos de carro mais populares no Brasil. O principal motivo tem relação com alguns elementos, como espaço interno, potência e valor de revenda, que atraem diversos tipos de consumidores. Mesmo com as atenções voltadas para os SUVs, os sedans tem provado que ainda há muito espaço no mercado para eles.

Conhecidos por sua imagem de “carros de luxo”, essa categoria sempre esteve presente no alto escalão e representa há muitos anos a ascensão social, glamour e conforto. Além disso, os melhores sedans grandes ainda contam com uma boa lista de itens de série e excelente espaço interno.

Se você é fã da categoria ou está buscando mais informações sobre eles, continue lendo este post para entender mais sobre o universo dos sedans.

De onde surgiu o nome sedan

Não existe um consenso a respeito da origem do nome, mas especula-se que sedan seja uma palavra italiana derivada de “sede”, que significa assento, ou “sedia”, que significa cadeira. Seu uso remonta ao século XVII, em que era associada às liteiras. Elas eram caixas com um lugar para sentar ou deitar que tinham janelas, sendo sustentadas por duas varas que eram suportadas por escravos ou servos.

No ramo automotivo, o nome sedan foi utilizado pela primeira vez em 1912, quando os modelos Studebaker Four e Studebaker Six foram comercializados pela primeira vez com esta designação.

O que é um carro sedan

O carro sedan tem a carroceria dividida em três partes: motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas. Essas características possibilitam que a traseira desse modelo de carro seja mais proeminente, o que garante um excelente porta-malas. Além disso e do bom espaço interno, a aerodinâmica dos carros sedan proporciona boa estabilidade ao dirigir e seu motor se mostra geralmente potente e com excelente desempenho.

Leia Mais:

>> Os 5 sedans mais econômicos de 2020

>> Quais os carros mais indicados para famílias com bebês?

Subcategorias dos modelos sedan

Diversas marcas têm apresentado suas versões de sedans mais econômicos e não menos equipados. E para cada lançamento feito no mercado, existem algumas subcategorias em que cada um deles se enquadra:

  • Sedan Compacto: em sua grande maioria, esses são carros que derivam de modelos hatch e costumam ter um preço mais acessível do que os demais. Alguns exemplos dentro dessa subcategoria são: Volkswagen Voyage, Nissan Versa, Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus.
  • Sedan Médio: ele é maior e mais espaçoso que os modelos compactos. Alguns exemplos de sedans médios são: Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Honda Civic e Nissan Sentra.
  • Sedan Grande: esta é a versão geralmente com maior valor de aquisição  encontrada no mercado para esse tipo de veículo. Além do excelente espaço interno, ele ainda costuma oferecer mais tecnologia, desempenho e conforto que os demais. Bons exemplos de sedans grandes são: Audi A4, Volvo S60 e BMW Série 5.

Quais os sedans mais espaçosos?

Existem duas características que definem se um carro é realmente espaçoso: o seu comprimento e a medida entre eixos. Quando o assunto são os modelos sedans, a lista dos 5 modelos com espaço generoso são:

Sedans Compactos:

Por comprimento

1º – Chery Arrizo 5 (4,53 m)

2º – Nissan Versa (4,49 m)

3º – Volkswagen Virtus (4,48 m)

4º – Chevrolet Onix Plus (4,47 m)

5º – Honda City (4,45 m)

Por entre eixos

1º – Volkswagen Virtus (2,65 m)

2º – Chery Arrizo 5 (2,65 m)

3º – Renault Logan (2,63 m)

4º – Audi A3 Sedan (2,63 m)

5º – Nissan Versa (2,60 m)

Sedans Médios:

Por comprimento

1º – Volvo S60 (4,76 m)

2º – Mercedes-Benz Classe C (4,68 m)

3º – Audi A4 (4,72 m)

4º – BMW Série 3 (4,70 m)

5º – Volkswagen Jetta (4,70 m)

Por entre eixos

1º – Volvo S60 (2,87 m)

2º – BMW Série 3 (2,85 m)

3º – Mercedes-Benz Classe C (2,84 m)

4º – Jaguar XE (2,83 m)

5º – Audi A4 (2,82 m)

Sedans Grandes:

Por comprimento

1º – Mercedes-Benz Classe S (5,29 m)

2º – BMW Série 7 (5,26 m)

3º – Jaguar XJ (5,12 m)

4º – Lexus ES300h (4,97 m)

5º – Audi A7 (4,96 m)

Por entre eixos

1º – BMW Série 7 (3,21 m)

2º – Mercedes-Benz Classe S (3,16 m)

3º – Jaguar XJ (3,03 m)

4º – BMW Série 5 (2,97 m)

5º – Jaguar XF (2,96 m)

Melhor sedan compacto de 2020

A Servopa Volkswagen começou o ano comemorando a escolha do Volkswagen Virtus como o melhor sedan compacto de 2020. Dentre todos os modelos da sua categoria, ele foi considerado a melhor opção de acordo com a pesquisa ‘Os Eleitos’, realizada pela revista Quatro Rodas.

O Nivus em detalhes, com muita tecnologia, conforto e design.

Se você se interessou e quer conhecer o modelo de perto, vá até a concessionária Servopa mais próxima e faça um test drive!

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.