Consórcio de carros ainda é vantajoso?

O setor de consórcios tem crescido significativamente nos últimos tempos e em 2019, as novas adesões aumentaram quase 15% segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac). Um dos principais motivos é a possibilidade de poder fazer uma compra programa, visto que é necessário ser sorteado ou dar um bom lance para ter acesso a carta de crédito.

Muitos se perguntam se ainda vale a pena entrar em um consórcio de carro, mas esse é um questionamento que não tem uma resposta única. Isso porque, esta pode ser uma opção perfeita para um tipo específico de comprador: o que pode esperar e tem paciência para pesquisar antes de tomar a decisão final de compra.

Consórcio de carro vale a pena para quem?

Primeiro de tudo: qualquer pessoa pode entrar em um grupo de consórcio, porém, é muito comum que os consorciados tenham um perfil menos imediatista. Como é preciso contar com a sorte ou ter um planejamento financeiro paralelo para guardar dinheiro para dar um lance, quem tem urgência na posse do bem já não se enquadraria nesta modalidade.

Uma das vantagens do consórcio é que, devido ao tempo de espera, o consorciado pode pesquisar com calma os modelos e opções disponíveis no mercado e que equivalem a carta de crédito contratada junto à administradora. Muitas vezes, essa “espera” permite a aquisição de um carro melhor, mais novo e com um preço mais competitivo do que um financiamento, já que é possível quitar o veículo à vista.

Principais benefícios do consórcio de carros

1. Menos burocracia

Quem já tentou financiar um carro sabe que a burocracia é um fator que cansa demais. Para ser aprovado, é necessário passar por várias etapas na financiadora e no banco. Já no caso do consórcio, a burocracia é menor, tanto que é possível entrar em um grupo de consórcio com o nome negativado. Somente após ser contemplado é que esta situação precisa ser regularizada, caso contrário, não é possível pegar uma carta de crédito. Além disso, não é preciso dar entrada e isso não afeta o valor final, pois não há a incidência de juros.

2. Retorno do investimento

O consórcio é uma das únicas modalidades que possibilita o retorno do investimento. Isso significa que mesmo que o consorciado desista ou deixe de pagar, é possível resgatar o valor investido até aquele momento. Isso acontece quando o mesmo é sorteado, assim a administradora realiza todos os trâmites para devolução do dinheiro ou, nos casos de inadimplência, retira do valor investido as taxas e multas devido ao não pagamento.

3. É possível dar lances

Quem já tem um planejamento financeiro paralelo ao pagamento das parcelas pode dar lances para antecipar o recebimento da carta contemplada. E você não é obrigado a dar lances mensalmente, por isso, dá para avaliar a realidade orçamentária e se planejar para dar o lance no melhor momento.

4. Parcelas mais baixas

Existem alguns fatores que possibilitam que o consórcio de carro valha a pena, e um deles é o valor das parcelas que, geralmente, acabam sendo mais baixas se comparadas a um financiamento.  Como não se tem os juros embutidos e é cobrada apenas a taxa da administradora, fica muito mais viável pagar.

Se você quer entrar em um consórcio de carro, a Servopa é uma das opções mais confiáveis do mercado e está desde 1966 realizando os sonhos de pessoas como você. Quer saber como entrar em um grupo? Faça sua simulação e contrate a opção que mais se encaixa no seu bolso.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.