Dicas para comprar carros para Uber e aplicativos de carona

A compra de carros para Uber tem se tornado uma prática comum atualmente, principalmente devido ao fato de que muitas pessoas têm buscado uma renda extra trabalhando como motoristas autônomos para aplicativos. Os passageiros estão acostumados a pedir um carro para atender suas necessidades diárias, por isso, quem deseja trabalhar dessa forma precisa ficar atento a alguns detalhes importantes.

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), até março deste ano, eram 200 mil veículos locados para aplicativos. Após o começo da pandemia, a taxa de devolução chegou a 80% da frota. Isso abriu espaço para aqueles que tinham carros financiados, já que muitas instituições financeiras possibilitaram a prorrogação do pagamento das parcelas.

Com a normalização do movimento nos últimos meses, os carros para Uber financiados tem se tornado um atrativo para quem deseja trabalhar. Porém, as empresas têm requisitos básicos para o cadastro dos carros, e é importante saber quais são as especificações exigidas para fazer uma compra assertiva.

Exigências para os carros de aplicativo

Comprar ou alugar um carro é questão de análise e depende muito do objetivo proposto para o trabalho. Se sua intenção é apenas conseguir uma grana extra, financiar um veículo próprio e que atenda aos requisitos mínimos pode ser uma boa opção. Cada aplicativo possui regras próprias e listamos abaixo algumas delas:

Uber

Esta é uma das plataformas mais populares e apesar de possuir poucas regras, elas precisam ser seguidas à risca para poder se tornar parceiro da empresa. Algumas cidades brasileiras têm regras específicas para quem é motorista de aplicativo, que também precisam ser seguidas.

UberX

É a categoria mais básica, com as viagens mais baratas para passageiros — e também a que exige o carro mais simples dos motoristas. Ainda assim, é preciso ter um carro com ar-condicionado, que deve ser o de 4 portas e oferecer, pelo menos, 5 lugares. A data de fabricação exigida é a partir de 2008, mas isso também pode variar de cidade para cidade.

Uber Select

Esta é a primeira categoria na qual a exigência aumenta um pouco. Os carros precisam ser mais novos e confortáveis, mas o motorista também é remunerado em cerca de 20% a mais em cada corrida. Os modelos aceitos são bastante variados, mas de forma geral, os carros precisam ser fabricados a partir de 2014 para entrarem na categoria.

Uber Black

Essa é a categoria mais cara, mas com o maior retorno para os motoristas parceiros. Além das exigências básicas das categorias anteriores, como ar-condicionado, 4 portas e outras, os carros da Uber Black precisam ser obrigatoriamente SUVs ou sedans pintados na cor preta. Os bancos também devem ser de couro, outra demanda exclusiva da categoria.

Leia Mais:
>> Os 5 sedans mais econômicos de 2020

>> Os 5 SUVs mais vendidos de 2020

Em relação ao ano de fabricação, há variações, dependendo do modelo do carro. Alguns devem ser fabricados a partir de 2011, outros precisam ser mais novos. Importante: essa categoria está disponível somente em algumas capitais brasileiras.

99

A plataforma permite o uso de carros particulares para o transporte de passageiros, mas também conta com o serviço de táxis e outras categorias que tornam o aplicativo muito popular. Quanto aos requisitos, a empresa também não possui muitos critérios, mas é necessário que o modelo escolhido seja 4 portas e, de modo geral, com até 9 anos de uso desde a sua fabricação.

Dicas para comprar carro para Uber

Ciente das exigências para trabalhar como motorista de aplicativo, é importante que você escolha um carro que vá atendê-las e também seja econômico e com baixa manutenção, visto que a quilometragem rodada será muito maior do que um carro para passeio e o desgaste também será maior. Abaixo, colocamos algumas dicas para te ajudar a escolher os melhores carros para Uber e outros aplicativos de carona:

1. Defina para qual aplicativo irá trabalhar

A aquisição de um carro precisa ser encarada como um investimento. Dessa forma, quando você pretende usá-lo como instrumento de trabalho, o cuidado deve ser redobrado, pois a eficiência do veículo estará diretamente relacionada ao seu retorno financeiro. Se você pretende trabalhar com o máximo de aplicativos possíveis, vale escolher um modelo que atenda aos requisitos de todas as empresas.

2. Analise as opções de categorias existentes

De nada adianta comprar um carro de luxo se as demandas da categoria na sua cidade não são suficientes para cobrir os custos que o veículo exige. Por isso, faça uma análise das opções e converse com outros motoristas para entender como é trabalhar em cada uma delas.

O que você não deve fazer de jeito nenhum é investir em um carro para trabalhar e, depois, ficar ocioso. Embora você deva separar um tempo de folga para descansar, ficar muito tempo parado pode ter um efeito extremamente ruim nas suas finanças como um profissional autônomo.

3. Defina se você vai comprar um carro novo ou usado

Outra questão é ver qual é a opção mais vantajosa para o trabalho, se um carro novo, ou um seminovo. É normal que um carro 0km tenha suas vantagens, como: garantia de fábrica, possibilidade de oferecer mais conforto aos passageiros, despreocupação em relação a revisões, tranquilidade quanto a aceitação nas plataformas, bastante tempo de trabalho antes de ser necessário realizar a troca do carro.

A permanência nessas plataformas também está associada a nota dada pelos passageiros, por isso não adianta economizar ao comprar o veículo e ele não atender às expectativas da clientela.

A Servopa possui a opção de venda de carros para frota, além de veículos novos e seminovos de marcas como Volkswagen, Honda, Hyundai, Peugeot e outras, que são econômicos e ideais para quem deseja trabalhar como motorista. Vá até uma de nossas concessionárias e saiba mais sobre esta opção para você.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.