Quais cuidados devo ter ao comprar carro usado?

Nem sempre é possível investir logo de cara na compra de um veículo 0km. Mas não é por isso que as opções estão esgotadas. Por isso, uma boa saída para quem deseja adquirir o primeiro veículo é apostar em comprar carro usado.

Por possuir um valor menor do que um modelo zero, a compra desta categoria aumentou nos últimos anos. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), em 2019, a venda de usados teve um aumento de 2,2%. Sendo que dos quase 14.592 milhões de veículos vendidos, 15% foram seminovos.

Mas com tanta popularidade e preços mais convidativos, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes antes de fechar negócio.

O que avaliar antes de comprar carro usado

Existem alguns cuidados básicos que você precisa ter antes de optar por comprar carro usado, para não ter dor de cabeça no futuro. Separamos algumas dicas importante que você deve levar em consideração na compra de um carro seminovo.

1. Verifique as avaliações da revendedora

O primeiro passo antes de comprar carro usado é checar a reputação do estabelecimento. Busque sempre em sites de reclamação e verifique os comentários e avaliações nas redes sociais. Se, por acaso, você encontrar algum indício de problemas é melhor repensar a compra nesse local.

Uma boa opção é sempre adquirir o veículo em uma concessionária da marca do carro pretendido ou em concessionárias de marcas renomadas, pois normalmente elas apresentam informações mais fidedignas e alguma garantia na hora da compra.

2. Cheque a documentação do veículo

Verifique também se, ao comprar carro usado, a documentação está em dia. Olhe se o nome no documento está em nome do vendedor atual, ou seja, se as eventuais transferências de donos anteriores foram registradas. Fique atento também a outras irregularidades, pois muitas pessoas acabam comprando veículos com licenciamento vencido, multas pendentes ou IPVA atrasado.

Além disso, outro ponto importante é saber se o carro é objeto de algum processo judicial ou foi penhorado para satisfazer uma dívida. Vender qualquer bem com restrição judicial sem a devida autorização consiste em fraude processual e gera uma grande dor de cabeça para quem compra.

3. Solicite o laudo cautelar do seminovo

Este é um procedimento muito importante, mas que raramente é solicitado. Sua principal função é indicar a situação das partes estruturais do carro, da mecânica, as condições do chassi, do motor, da autenticidade da documentação e da placa, bem como se ocorreu algum sinistro. Antes de comprar carro usado, solicite a uma empresa especializada e que tenha nome no mercado.

4. Preste atenção ao ruído do motor do carro

Na hora de compra carro usado, leve um profissional de sua confiança, para verificar o bom funcionamento do seminovo.

O barulho do motor é diferente de um modelo para o outro, mas o fato é que quando ele está em boas condições este barulho é constante. Dessa forma, se ao fazer um test drive você perceber interrupções e ruídos de engasgo fique alerta. O motor é uma das partes mais importantes do carro e, consequentemente, uma das mais caras caso seja necessário fazer algum reparo. Então, antes de comprar carro usado você precisa analisar isso com bastante cuidado.

5. Verifique a taxa de desvalorização

Cada modelo apresenta uma taxa de desvalorização, o que significa que se for vendê-lo depois de alguns anos de uso irá perder uma porcentagem do valor de acordo com alguns critérios, como:

  • estado de conservação;
  • ano de fabricação do veículo;
  • quilômetros rodados;
  • histórico de acidentes;
  • alterações que envolvam rebaixamento ou troca  do modelo dos faróis.

O maior período de desvalorização acontece nos três primeiros anos após sua saída da fábrica. Por isso, muitas vezes, a compra de um carro seminovo que foi fabricado por volta de três anos atrás pode ter um bom custo-benefício.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar ao comprar um carro seminovo, fica mais fácil escolher o seu com mais segurança.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.