O que é tabela FIPE? Saiba para o que ela serve e como usar

A compra e venda de veículos no Brasil tem como base a tabela FIPE, uma ferramenta muito útil que traz uma média dos valores de diversos modelos nos últimos anos. Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em 1973, a FIPE tem sido usada no mercado de carros usados e seminovos desde então.

Porém, com tantas informações disponíveis nos mecanismos de busca, muitos acabam ficando em dúvida com relação a sua veracidade. É por isso que este índice precisa ser acessado no site da tabela FIPE verdadeira, que traz os valores atualizados para servir de base para qualquer negociação.

O que é a tabela FIPE?

A tabela FIPE de veículos foi criada para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Nela estão expressos os valores médios em reais de veículos no mercado nacional, ou seja, determinam a precificação média de automotores de modo a facilitar negociações e avaliações.

O índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões; novos, seminovos e usados. Coletados estes valores, os pesquisadores descartam os preços que estão muito altos, muito baixos ou com alguma discrepância estatística. Os números restantes são usados para criar a média do valor que irá constar na tabela FIPE de veículos.

Ela é atualizada mensalmente, refinando-se a pesquisa através de três parâmetros principais: motorização, versão e ano-modelo do automóvel. Até hoje, a tabela serve de referência para lojistas, comerciantes e vendedores.

Para o que ela serve?

A tabela FIPE de motos e automóveis pode ser utilizada para diversas finalidades. Além de ser o ponto de referência para negociações e avaliações no mercado, ela serve de base para o cálculo de impostos, seguros e tributos, como o IPVA. 

Ela serve de parâmetro, ou seja, tem como principal função apresentar os valores médios de automóveis conforme a marca, ano e modelo.  Por isso, sempre que se deseja efetuar uma venda ou troca, é importante dar uma olhada no valor médio do veículo apresentado na tabela FIPE.

Vale ressaltar, no entanto, que a FIPE explica que o índice é apenas uma referência e pode receber fatores de correção para cima ou para baixo de acordo com o estado de conservação do veículo e outras diferenças pontuais que podem acarretar em mudanças no valor final.

usar tabela fipe
Young woman in a car showroom choosing a car

Como usar a tabela FIPE?

Como já foi destacado, o uso da tabela é um ponto de partida para qualquer negociação de veículos no mercado brasileiro. Ela não serve como uma regra engessada, até porque ainda podem ser embutidos diversos fatores até se chegar em um valor final. Várias revendedoras e concessionárias anunciam a venda ou compra usando o preço da FIPE.

Como a tributação também usa como referência os valores apontados pela FIPE, já é possível até mesmo ter uma previsão dos custos após a compra, como IPVA, licenciamento e até mesmo referente ao seguro e franquia do modelo desejado.

Em qualquer concessionária Volkswagen é possível negociar o seu seminovo tendo como base o preço da tabela FIPE, lembrando que o valor final sofrerá variações que dependem de uma avaliação do seu veículo. Se você deseja comprar ou vender, vá até uma concessionária do Grupo Servopa. Nossa equipe está pronta para lhe oferecer um atendimento diferenciado e exclusivo!

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.