Venda consignada de carro: porque optar por uma concessionária?

A consignação de carro é uma prática em que o proprietário do veículo realiza a venda através de uma concessionária. 

Resumidamente, estamos falando sobre a possibilidade de deixar uma concessionária encarregada de todo processo de venda do seu veículo. Em vez de se envolver diretamente, você pode contar com a experiência, agilidade e segurança de uma empresa especializada na compra e venda de carros.

Quais são as vantagens de optar pela venda na consignada? 

Ao consignar seu veículo, ele passa a ser vendido em uma empresa referência na compra e venda de carros. Com isso, gera mais visibilidade para seu veículo!

Ao deixar seu veículo em uma concessionária, a venda se transforma em uma operação segura. Isso elimina possíveis riscos de problemas com pagamentos.

Você não perde tempo anunciando o carro e negociando com potenciais compradores. Na venda consignada, profissionais da concessionária realizam todo processo de anúncio e negociação.

O qPorque a consignação é mais segura que a venda particular?ue é venda consignada de carro? 

Por diversos motivos, a venda consignada de carro é garantia de uma negociação tranquila. O mesmo não pode ser dito da venda particular, isto é, quando é feita pelo próprio dono do veículo. Tão importante quanto fechar um acordo lucrativo e rápido, é ter a convicção de que a negociação não vai trazer nenhum tipo de estresse.

Infelizmente, quando o assunto é venda de carros usados, sempre podem aparecer golpistas e compradores mal intencionados. Hoje em dia os golpes podem acontecer de diversas formas. Desde propostas muito vantajosas até jeitos arriscados de se receber o pagamento, como, por exemplo: transferências fraudulentas (pix, doc, depósitos através de envelope, etc). Além disso, ainda há o problema da garantia, pois dificilmente algum comprador vai se interessar por um veículo que possa apresentar defeitos mecânicos, elétricos, etc. Muitas vezes, a dor de cabeça surge apenas depois de certo tempo de o acordo estar fechado. O que certamente vai trazer problemas ainda maiores.

Na venda consignada, você se preocupa apenas em firmar o contrato com a concessionária. A partir daí, você tem a certeza de que o trabalho será feito da forma mais correta e segura possível. A concessionária é que vai poder te dar toda a confiança necessária para a revenda.  

O que é preciso para fazer um contrato de consignação?

As duas partes envolvidas na venda consignada de carro precisam cumprir com algumas exigências básicas no contrato. Ao apresentar o veículo para a concessionária, o consignante (dono do carro) precisa trazer consigo os dados do automóvel – marca, placa, ano, chassis e cor, por exemplo. Ter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV) também é necessário nessa hora. Informações complementares que influenciam na venda, como acessórios incluídos no carro, o histórico do veículo e a quilometragem, também precisam ser colocadas no papel.  

Já o consignatário (concessionária), que é descrito no contrato como “fiel depositário”, precisa se responsabilizar por possíveis danos causados no carro durante o período da consignação. O pagamento do consignante logo após a venda também é uma obrigação da concessionária. Caso a venda não seja realizada, o veículo retorna sem nenhum tipo de valor a mais do consignatário. Exceto em casos onde isso é especificado no contrato.

É importante que o dono do carro estabeleça um preço mínimo para a venda, negociando com a concessionária o percentual de comissão. Geralmente, com antecedência de três dias, no mínimo. Qualquer uma das partes pode rescindir o contrato dentro do período estipulado, sem reembolso.

Venha fazer sua consignação com a gente!

Agora que você já sabe porque optar por uma concessionária, venha negociar com a melhor venda de carros usados. Na Servopa Seminovos, você encontra as melhores condições de compra e revenda! 

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.