Você sabe o que significa Maio Amarelo? Por que Maio? E por que Amarelo?

A campanha Maio Amarelo 2021 começou. E seu foco é trazer uma reflexão e estimular o debate sobre respeito e responsabilidade no trânsito.

Embora o Maio Amarelo receba um grande destaque da mídia durante, nem todo mundo sabe o seu significado. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e conheça mais sobre esse movimento!

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é um movimento internacional voltado à conscientização da população para redução de acidentes de trânsito. Desta forma, pretende-se torná-lo mais seguro para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O movimento coloca em pauta o tema trânsito seguro, bem como estimula a participação da sociedade. Ou seja, a população, governos, entidades públicas e privadas e empresas, realizando ações coordenadas que propaguem o conhecimento e previnam acidentes.

Qual o objetivo do Maio Amarelo?

Seu principal objetivo é chamar a atenção para o índice elevado de mortes e feridos em acidentes de trânsito. Para isso, realiza diversas atividades de conscientização sobre responsabilidades e riscos, visando reduzir tais índices.

Por que Maio?

Foi em 11 de maio de 2011 que a ONU (Organizações das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A partir de então, o movimento tomou o mês de maio como referência para suas ações em nível mundial.

Por que Amarelo?

A exemplo do que ocorre em outros movimentos, como o Outubro Rosa (combate ao câncer de mama) e Novembro Azul (combate ao câncer de próstata), o destinado ao trânsito também tem uma cor específica, o amarelo.

Mas, por que essa tonalidade foi eleita? De acordo com o movimento, a cor amarela simboliza atenção e advertência no trânsito. A ideia é justamente trazer essa ideia para o Maio Amarelo. Pois, o objetivo é despertar a atenção para a causa e conscientizar a sociedade.

Década da Ação para Segurança no Trânsito

A assembleia da ONU definiu que de 2011 a 2020 seria instituído um movimento mundial de reflexão denominado Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Tal estudo trazia um levantamento que indicava que cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito aconteceram em 2009, em 178 países. Além disso, 50 milhões de pessoas sobreviveram a acidentes com sequelas.

Hoje, acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo. Cerca de três mil vidas são perdidas diariamente em vias públicas, tanto em ruas como em estradas. 

Curiosamente, os acidentes de trânsito são os principais responsáveis por mortes na faixa etária de 15 a 29 anos. O segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa etária de 30 a 44 anos.

Outro dado que impressiona é que, atualmente, os acidentes já representam um custo de US$ 518 milhões anuais. Ou seja, entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Esses dados elevados e alarmantes foram suficientes para chamar a atenção de entidades internacionais para a causa e fundação do Maio Amarelo.

De acordo com a OMS, se nada fosse feito para barrar esse crescimento de acidentes, a estimativa era que quase 2 milhões de pessoas morreriam em 2020 no trânsito. Subindo para a quinta posição no ranking de maior causa de mortalidade. Em 2030, esse número de vítimas poderia chegar a 2,4 milhões.

Os números são chocantes, mas a intenção da OMS e da ONU é justamente chamar a atenção para o problema e poupar vidas por meio da conscientização da população, governos e entidades, para implementação de planos nacionais e mundiais que sejam mais efetivos na segurança no trânsito.

Número de acidentes de trânsito atuais

Desde a instituição da Década da Ação para Segurança no Trânsito e início do movimento Maio Amarelo, o número de acidentes de trânsito oscila entre queda e alta no mundo todo.

Na III Conferência Global de Segurança Viária, que foi realizada pela ONU e OMS em 2020, divulgou-se que 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano em todo o mundo.

No Brasil, o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde registrou um total de 31.945 vidas perdidas em 2019. Trata-se do número mais baixo já registrado desde 2001.

Um dos motivos da redução apontados pelo Ministério da Saúde é o maior engajamento da sociedade e de órgãos do governo em ações de conscientização como o Maio Amarelo. Daí a importância do movimento e estímulo de participação da sociedade, ajudando a poupar vidas.

Campanha Maio Amarelo 2021

O Maio Amarelo é realizado desde 2014 e todo ano possui um tema específico. Para a campanha 2021, o tema eleito é “respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.

O objetivo, neste ano e com esse tema, é promover a humanização e empatia. Especialmente no que se refere aos acidentes de trânsito, chamando a atenção para como a intolerância e a falta de paciência estimulam atitudes inseguras que podem gerar acidentes graves.

Devido à pandemia de Covid-19, a maioria das ações do Maio Amarelo 2021 será online. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), por exemplo, que é um dos principais agentes participantes, promoverá ações em redes sociais sob o tema “no trânsito, sua responsabilidade salva-vidas”.

Na lista de atividades previstas pelo órgão está o incentivo ao uso de passarelas, faixas de pedestres e faixas elevadas, bem como o alerta aos motoristas sobre sinalizações e cuidados com vulneráveis no trânsito, como pedestres, ciclistas e motociclistas.

O DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal) realizará ações digitais para informar ciclistas, pedestres, motociclistas e motoristas sobre os perigos no trânsito e a importância do respeito às leis. Além disso, uma das ações tem como foco o incentivo de doação de sangue ao Hemocentro de Brasília.

Os principais monumentos do Distrito Federal serão iluminados de amarelo durante todo o mês de maio, em referência ao movimento. Entram nessa lista o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), palácio do Buriti, do Planalto e do Itamaraty, além do Monumento JK, entre outros.

O Grupo Servopa, ciente de sua responsabilidade quanto ao tema, se une às demais empresas e entidades para propagar as iniciativas do Maio Amarelo em suas redes sociais, colaboradores e clientes.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.