Carro Hatch ou Sedan: qual a diferença e como escolher o melhor para você

A aquisição de um carro precisa ser pautada por uma série de fatores, dentre eles precisam ser levados em consideração o tamanho da família, se o carro será usado para rodar na cidade ou na estrada, e se o motorista deseja uma potência maior ou menor do motor.

Dentre as categorias mais populares, os modelos sedan e hatch são opções que atendem a maioria dos consumidores. Para decidir qual a melhor opção para as suas necessidades, fizemos um comparativo entre as duas opções para te ajudar a comprar um carro sedan ou hatch de forma mais assertiva.

O que é um carro hatch?

Um carro hatch é dividido em dois volumes principais: a caixa do motor e o bloco dos passageiros. Normalmente o porta-malas está embutido junto a carroceria, por isso é menor do que carros de outras categorias. Dessa forma, pode-se dizer que o hatch é um carro compacto.

Estes carros costumam ser usados com frequência na cidade, isso porque eles possuem motores que ajudam a economizar combustível, e por serem carros mais leves, também ganham no quesito potência.

Vantagens de um carro hatch

O carro modelo hatch é ideal para quem prefere ter mais facilidade para estacionar e manobrar. Modelos como Fox, Sandero, March, Polo, HB20 e Onix são bons exemplos da categoria e podem, em sua maioria, serem adquiridos por preços bem atrativos.

Em resumo, este tipo de carro é ideal para famílias pequenas e podem apresentar vantagens, tais como:

  • Por serem compactos, são mais fáceis de dirigir, manobrar e estacionar. Por isso, também é indicado para motoristas que tiraram a carteira de habilitação recentemente;
  • Consomem menos combustível do que modelos de outros segmentos;
  • Costumam vir com design esportivo;
  • São mais leves que outros carros;
  • O preço do carro hatch é mais atraente do que os sedãs e SUVs.

Leia Mais:

>> Conheça mais sobre os modelos sedan e surpreenda-se!

>> Quais os carros mais indicados para famílias com bebês

>> Os 5 sedans mais econômicos de 2020

Tipos de Carro Hatch

Hatch Compacto: este é um veículo mais simples e, consequentemente, mais barato e econômico. A maioria deles vêm com motor 1.0, são menores em extensão, fáceis de manobrar e estacionar. Um dos carros hatch compacto do momento é o Hyundai HB20, que em suas versões de entrada podem custa a partir de aproximadamente R$50.000,00.

HB20 Nova Geração 2021

Hatch Médio (Esportivo): esta variação do hatch conta com motores um pouco mais potentes, como 1.4 e 1.6, além de ter um espaço maior se comparado aos modelos compactos. Assim, é possível ter mais conforto para os passageiros e até alguns litros a mais de bagageiro. Bons exemplos dessa categoria são Renault Sandero e Peugeot 208.

Hatch Superior: esta é uma opção de carro que faz parte de uma categoria premium, já que oferece mais conforto e espaço aos passageiros.

O que é um carro sedan?

Os carros sedan, ao contrário dos hatches, é um modelo dividido em três volumes: o bloco do motor, dos passageiros e o do porta-malas. Essa característica permite proporcionar mais conforto aos passageiros e dá espaço extra para levar as bagagens na hora de viajar, por exemplo.

Isso faz com que o carro sedan seja a escolha ideal para famílias grandes, que normalmente precisam de mais espaço tanto nos bancos traseiros quanto no porta-malas. Embora ainda sejam comuns para o uso na cidade, eles também são uma ótima opção para quem precisa viajar bastante visto que este modelo possui mais estabilidade quando comparado a um hatch.

Vantagens de um carro sedan

Os automóveis sedan possuem diversas vantagens para quem está procurando maior espaço interno e bom desempenho.  Muitos modelos já saem de fábrica com opções muito atraentes para quem tem filhos ou está pensando em aumentar a família.

Modelos como o VW Virtus, por exemplo, tem seu modelo de entrada já com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, sistema infotainment e fixação para cadeirinha de criança com sistema ISOFIX/Top Tether.

Volkswagen Virtus

Tipos de carro sedan

Sedan Compacto: a motorização dessa categoria é menos potente que os demais modelos de sedan e, por isso, são mais acessíveis financeiramente do que outras versões. Carros como Nissan Versa e VW Voyage são exemplos desse tipo de veículo.

Sedan Médio: esta categoria possui modelos com mais espaço e, por isso, é mais indicado para famílias maiores. Fazem parte desta categoria, carros como Chevrolet Cruze e Toyota Corolla.

Sedan Grande: estas são as opções mais completas da categoria. São carros que oferecem aos passageiros um conforto maior e alto desempenho ao motorista. Devido a isso, o preço do sedan grande é mais elevado. Nesta categoria, você encontra modelos como o Volvo S60 e Audi A4.

Como escolher a melhor opção para você?

Escolher um modelo de carro sedan ou hatch depende muito das necessidades de cada pessoa. Porém, pensar nos objetivos por trás da compra de um carro faz parte da balança na hora de fazer a escolha do modelo e a negociação.

Se você busca um sedan mais econômico, vale analisar o consumo médio na cidade e nas rodovias. Se precisa de mais espaço para carregar carrinhos e coisas das crianças, o tamanho do porta-malas pode ser um fator decisivo. É pai de primeira viagem e quer um carro seguro para as crianças? Verificar os sistemas de segurança para elas pode ser um ponto a ser considerado.

Enfim, antes de sair por aí a procura de um carro, defina o que tornará a compra do carro útil para o seu dia a dia. São esses pontos que vão te ajudar a definir qual é a melhor opção para você.

Novo Volvo S60: conforto e performance que andam juntos

Uma das opções de sedan mais esperadas para 2021 é o Novo Volvo S60. Além do design, que entrega esportividade e elegância, o modelo escandinavo feito nos EUA traz ao time de sedãs de luxo um membro de peso.  Em 2021, as variações do modelo vem com motor T8 Twin Engine Plug-In Hybrid de 407hp.

Além disso, é possível contar com toda a tecnologia Volvo dedicada a auxiliar o motorista. Com o Pilot Assist é possível ter assistência para se manter dentro das faixas de rodagem e manter distância do carro da frente conforme preferência do usuário. 

Para poder conhecer e experimentar toda a experiência e conforto que só este sedan pode oferecer, basta ir até a Open Point Volvo em Curitiba. Este carro sedan Volvo vai te surpreender. 

OpenPoint Volvo Curitiba
Rua Jerônimo Durski, 925 – Batel – Curitiba/PR
(41) 3340-6650
Mais informações aqui.
viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.