Carro híbrido: quais vantagens só ele tem?

Em busca de opções mais sustentáveis e que contribuam para a redução da emissão de poluentes, os carros híbridos têm ganho cada vez mais espaço entre o público consumidor. Sendo o meio termo entre os veículos a combustão e os totalmente elétricos, sua expansão no mercado automobilístico é uma das mais aguardadas de 2021.

Inúmeras marcas já tem divulgado suas novidades e lançamentos futuros para os carros híbridos no Brasil. Se você tem considerado a compra de um híbrido, neste post vamos explicar melhor quais são as características únicas desse tipo de veículo bem como as vantagens em comprar um.

Leia Mais:

>> Aprenda a não perder dinheiro na troca do carro

>> Qual a forma mais segura de comprar um carro?

O que é um carro híbrido?

Mesmo existindo uma série de combinações de motores e transmissões híbridas, os carros híbridos à venda no Brasil são aqueles que, como regra geral, se movem por meio de dois tipos distintos de energia, sendo esta a combinação de um motor a combustão e um elétrico.

Sua vinda ao mercado teve como principal objetivo preencher uma lacuna entre os carros convencionais, movidos por combustíveis fósseis ou renováveis, e os modelos totalmente elétricos. Com isso, eles são o passo intermediário para quem busca um meio de transporte com consumo reduzido e ainda quer entender melhor como funciona a autonomia de um carro totalmente elétrico antes de fazer a migração completa.

Quais as vantagens de um modelo híbrido?

Apesar do preço do carro híbrido ainda ser mais elevado se comparado aos modelos tradicionais, as suas vantagens compensam o valor investido, principalmente no longo prazo. Confira algumas delas:

Melhora o torque nas saídas

Um dos principais benefícios em ter um motor elétrico com auxiliar do motor a combustão, é que essa combinação melhora os regimes mais baixos do motor aumentando o torque nas saídas. Além disso, é possível recolher ativamente a energia das frenagens, que de outra forma seria desperdiçada.

Diminui a emissão de CO2

Por possuir como auxiliar o motor elétrico, os modelos híbridos não precisam de um tanque tão grande, o que contribui para a redução de consumo e emissão de CO2. Com isso, ele se torna uma opção muito atraente para quem se preocupa com o meio ambiente e deseja reduzir a emissão de poluentes no seu dia a dia.

Zero barulho

O ruído das grandes cidades é um dos problemas mais complexos da sociedade moderna. O barulho dos carros, motos, ônibus e caminhões causa uma poluição sonora, que dentre outras coisas, contribui para o ambiente estressante em que vivemos. O carro híbrido vem na contramão dos carros convencionais e não emite nenhum barulho, o que contribui para amenizar a poluição sonora.

Redução da carga tributária

A Associação Brasileira de Carros Elétricos (ABVE) tem defendido um conjunto de medidas que transmita confiança aos compradores e aos fabricantes que querem investir em eletromobilidade.

Na lista de medidas estão propostas como a equiparação das alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos veículos eletrificados de modo que tenham as mesmas condições oferecidas aos automóveis convencionais. Atualmente, os carros eletrificados pagam entre 12% e 18% de IPI, enquanto que um carro a combustão flex 1.0 paga apenas 7%.

Outra proposta também abrange incentivos à instalação de redes de recarga elétrica nas principais cidades e rodovias do país, bem como a redução ou isenção do IPVA cobrado sobre veículos eletrificados. 

Hoje, apenas dez estados brasileiros têm leis que preveem isso. Confira no Detran do seu estado se existe algum benefício para carros elétricos.

Como funciona um carro híbrido?

Um carro híbrido funciona com dois tipos de motores: um elétrico e outro a combustão. Normalmente, a configuração que segue de fábrica é aquela em que ambos atuam no eixo dianteiro, mas já existem opções em que o motor elétrico atua no eixo traseiro para ser possível ter tração traseira integral, sem necessidade do cardã.

Dependendo do tipo de transmissão do híbrido, há casos em que as rodas motrizes contam apenas com o motor elétrico, ficando o motor a combustão responsável apenas pelo carregamento da bateria.

Híbrido convencional x Carro híbrido plug-in: diferenças

Os carros híbridos plug-in têm se tornado uma opção muito vantajosa desde que a Volkswagen lançou, em 2018, o primeiro veículo com este tipo de configuração, o Golf GTE. Hoje, a Volvo vem trabalhando para que seu catálogo seja apenas de modelos eletrificados.

Diferente do híbrido convencional, que carrega as baterias a partir do funcionamento do motor a combustão ou na regeneração, quando ele está sendo freado, o plug-in também pode ser recarregado na corrente elétrica através da tomada na parede, igual a um carro 100% elétrico.

Após passar a noite carregando, ele ainda consegue ter uma autonomia de até 60 quilômetros funcionando somente com a parte elétrica, fator impossível em um híbrido convencional, já que as baterias nesse tipo têm uma capacidade menor de carga. Essa característica faz com que os híbridos convencionais sempre dependam do motor a combustão.

Acompanhando essa tendência e expansão do mercado, a Volvo traz ao mercado brasileiro a possibilidade de comprar seu carro híbrido no Brasil. A partir deste ano (2021), todos os modelos da marca chegam de fábrica já com a configuração híbrida plug-in. Outras marcas do Grupo Servopa também prometem novidades para os próximos meses. Acompanhe em nosso blog.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.