Como escolher um capacete de moto adequado e seguro?

Quando você se imagina em uma pilotagem de moto, aproveitando altas velocidade em uma bela estrada, em baixa aceleração para aproveitar a paisagem ou simplesmente sentindo a liberdade batendo no rosto, você pensa também em ter alguma preocupação na cabeça? É claro que não. Por trás de toda experiência boa, existe sempre confiança e tranquilidade. E, sem dúvidas, não há experiência boa sobre duas sem um capacete de moto adequado e seguro.

É claro que, na hora de sair de casa, é difícil esquecer de colocar o capacete. Porém, muito mais comum é esquecer de prestar atenção ao comprar o capacete. Como um de seus principais companheiros de viagem, o capacete deve ser escolhido a dedo, desde a certificação até a qualidade do material interno. Mas como escolher um capacete de moto adequado e seguro? Quais critérios devem ser levados em conta na minha avaliação?

Aqui, você vai poder conhecer todos os pontos importantes. É o seu bem-estar em primeiro lugar, então é fundamental saber o que é bom, o que é ruim, o que combina com você e o que não pode faltar. Um bom capacete evita qualquer tipo de dor de cabeça, garantindo aquela experiência que dissemos no início: cheia de confiança, tranquilidade e, claro, personalidade! 

Saiba mais
>>>>Qual comprar: Multistrada1260 S ou Panigale V4S?

Capacete de moto adequado e seguro: descubra como escolher!

Pode até parecer que não, mas existem diversos modelos de capacete, com especificidades que fazem toda a diferença. Por isso, é importante não apenas escolher um capacete de qualidade, mas que seja também feito para o seu estilo de pilotagem!

Como saber se o capacete é seguro?

Certificação do capacete de moto

Um primeiro passo simples e muito importante é verificar a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Um capacete que carrega esse selo cumpre os padrões mínimos de qualidade estabelecidos e atestados pela legislação brasileira. Essa determinação vale tanto para modelos nacionais quanto para modelos importados.

Geralmente, capacetes que possuem regulamentação também oferecem melhores opções de garantia. Esse aspecto também deve ser considerado, afinal, é mais uma tranquilidade para o condutor.

Frequência de uso

Para escolher um capacete de moto adequado e seguro, é preciso ter em mente o seu estilo de motociclista: você roda com sua moto apenas aos fins de semana ou utiliza ela todo dia? A frequência de suas pilotagens influencia muito na durabilidade do seu capacete. Independente da qualidade em que o material do capacete se encontrar, o indicado é que o capacete seja trocado a cada 3 anos de uso ou cinco anos de compra.

Porém, essa lógica não funciona para capacetes que foram danificados de alguma forma. Uma pequena queda do capacete, até mesmo da mão do condutor, já é motivo para uma troca ou, no mínimo, uma revisão de um especialista para avaliar a segurança do equipamento.

Resistência do material

É necessário também se atentar à resistência do material. O importante é entender como o material usado na fabricação do capacete absorve o impacto de um choque com o chão ou outro veículo, por exemplo. O policarbonato, encontrado também como fibra de carbono, absorve bem o primeiro impacto, evitando que o motociclista bata a cabeça mais de uma vez e sofra o “efeito chicote”.

Assim como no aprimoramento das motos, a tecnologia pode ser uma ótima aliada na construção de capacetes. Novos modelos que utilizam a fibra de carbono conseguem projetar capacetes que garantem segurança sem pesar muito na cabeça do condutor. É resistência somada à leveza, produzindo um produto final que não causa incômodo durante a pilotagem.

Vale ressaltar que a espessura do material das viseiras interfere não apenas na durabilidade, mas também na segurança oferecida. O recomendado é utilizar viseiras com pelo menos dois milímetros de espessura. Um material grosso protege o piloto e reduz a chance de riscos na viseira.

Como saber se o capacete é adequado?

Tipo de uso do capacete de moto

Como dissemos, o perfil de pilotagem conta muito na escolha do capacete. Além da frequência, é importante considerar o porquê de você usar a moto. Você é daqueles que gostam de pegar a estrada ou tem a intenção de usar no trabalho? Pilotagem on-road ou off-road? Isso tudo não pode ficar de fora!

Um capacete aberto é menos seguro, como os scooters. Já modelos escamoteados, que tem face móvel, conseguem oferecer segurança e agilidade para quem precisa se comunicar sem tirar o capacete. O capacete de moto adequado e seguro precisa atender sua necessidade!

capacete de moto

Tamanho do capacete de moto

É normal que, ao comprar o capacete, ele fique um pouco mais justo. Isso é o mais indicado, pois com o capacete se adapta ao rosto do condutor, ficando mais confortável com o tempo. No entanto, desde o momento da compra, o equipamento não pode apertar a testa ou parte superior da cabeça. O preenchimento das bochechas também deve ficar confortável e ajustável ao formato do rosto.

Não esqueça também de conferir se o modelo desejado permite que você use óculos de sol ou de grau confortavelmente. A viseira não pode pressionar os óculos contra o rosto, muito menos te fazer ficar sem usar óculos durante a pilotagem.

Qualidade do material e ventilação

Outros dois pontos que podem causar desconforto são transpiração e respiração. Um capacete que não atende bem esses dois fatores já podem ser descartados. O forro do capacete precisa absorver bem o suor, de modo a impedir que toda a região fique úmida e incomode.

Fique de olho também no sistema de ventilação. Ele deve ser ajustável, de forma a manter um bom resfriamento sem permitir a entrada de vento e ruído. Finalmente, teste também o material da cinta jugular, pois ele não pode machucar ou atrapalhar a boa circulação do ar.

Porque comprar capacete de moto na concessionária?

Realmente são muitos pontos que devem ser preenchidos para ter certeza que o modelo escolhido é um capacete de moto adequado e seguro. É difícil até mesmo se lembrar de todos esses quesitos. Exatamente por isso a concessionária é uma boa opção: ela te ajuda a encontrar o capacete de moto seguro e adequado. A análise de um especialista tranquiliza e também dá segurança na hora de comprar e usar.

Além disso, a concessionária é o melhor lugar para verificar se o capacete está em boas condições. Passou na concessionária para fazer revisão de moto? Já aproveite e peça que um profissional verifique a qualidade do capacete. Sem falar, é claro, na garantia: a concessionária é o lugar mais seguro para se comprar um capacete com garantia.

Saiba mais
>>>>Revisão da moto: quando ela deve ser feita?

Venha conhecer os capacetes Ducati!

Está em busca do seu primeiro capacete? Já tem experiência e quer encontrar o capacete de moto seguro e adequado? Então, venha conhecer os capacetes e motos Ducati na concessionária mais próxima e conferir os melhores equipamentos do mercado!

harley-davidson com estilo

Como pilotar sua Harley-Davidson com estilo e segurança?

A experiência H-D só é completa quando você veste a tradição harleyra e carrega o amor pela...

leia mais
amaciar o motor

Como amaciar o motor da minha nova Harley-Davidson?

É preciso conhecer sua motocicleta e amaciar o motor para atingir toda a agressividade e brutalidade que...

leia mais
volvo eletrica

Volvo: a primeira 100% eletrificada no Brasil

Revolucionando o mercado automobilístico, a qualidade escandinava agora leva excelência para seus consumidores sem impactar o meio...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.