O que faz um despachante?

O despachante de veículos é essencial para resolver pendências junto ao Detran. Desta forma, você tem muito mais praticidade, mas o que faz um despachante do Detran, especificamente? A seguir, respondemos essa dúvida. Confira!

O que faz um despachante do Detran?

O despachante do Detran é um profissional que presta serviços aos proprietários de veículos. O despachante da suporte na realização de processos burocráticos.

Esse profissional é a extensão do Detran PR, está habilitado e é concursado junto ao órgão, podendo atender com toda credibilidade e experiência o cliente (pessoa física ou jurídica).

São vários os serviços oferecidos por um despachante do Detran. Abaixo, indicamos quais são os principais e mais comuns:

Licenciamento de veículos

O licenciamento torna o veículo regular e garante para o proprietário o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é um documento de porte obrigatório.

Trata-se de um procedimento que precisa ser realizado anualmente para manter a regularidade do veículo, bem como para renovar o CRLV.

Transferência de propriedade

Ao comprar um veículo usado, o proprietário precisa providenciar a transferência de propriedade para seu nome. Esse processo deve ser feito dentro de um prazo específico para evitar cobrança de multa.

Quem não sabe como realizar esse serviço pode contratar o despachante de veículos e realizá-lo dentro do prazo. Tudo com mais rapidez e tranquilidade, eliminando o risco de ter de pagar a multa cobrada pelo Detran.

Comunicação de venda

Ao vender um veículo, também é necessário fazer a comunicação da venda, que garante a transferência de responsabilidade sobre o automóvel. Deste modo, é possível isentar o antigo proprietário da culpa por quaisquer fatos que ocorram envolvendo o bem.

A comunicação de venda é um procedimento importante porque evita que o antigo proprietário assuma a responsabilidade por débitos gerados pelo novo dono do veículo. Ou seja, responsabilizado em casos de acidente de trânsito.

Primeiro emplacamento

Todo veículo novo não tem placa, o que deve ser providenciado pelo proprietário. É justamente aí que muitos se perguntam: afinal, como fazer o primeiro emplacamento? 

Isso é muito mais simples quando se conta com o apoio do despachante do Detran, porque ele conhece todo o processo do primeiro emplacamento, podendo realizá-lo com maior celeridade e precisão.

É muito importante fazer o primeiro emplacamento logo após a aquisição, para evitar dor de cabeça junto ao Detran ou impossibilidade de contratação de seguro.

Segunda via do CRV / CRLV

O CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CRLV são documentos fundamentais para todos os proprietários de veículo. O primeiro é emitido uma única vez pelo Detran, não tem prazo de validade e registra o veículo junto aos órgãos de trânsito.

Já o CRLV é um documento de porte obrigatório, expedido anualmente (portanto, tem validade) e indica que o veículo está apto para circular nas ruas de todo o país.

O dono do automóvel pode contratar um despachante para emitir a primeira e segunda via desses documentos, tendo muito mais praticidade nesses processos.

Alteração de registro

Toda vez que o veículo passar por uma modificação de característica, o proprietário precisa alterar o registro do bem. Um exemplo típico é quando o proprietário pinta o veículo de uma cor diferente da que está no registro e continua circulando sem fazer a alteração do documento.

As informações precisam ser alteradas no registro para facilitar a identificação do veículo. Para realizar esse processo de forma descomplicada, é interessante contratar o despachante, que dá as orientações necessárias e solicita os documentos obrigatórios para realizar o procedimento de acordo com a lei.

Baixa como sucata

A baixa definitiva do veículo como sucata deve ser feita quando a vida útil do veículo chega ao fim. Isso é comum após muitos anos de uso, problemas mecânicos mais graves ou perda sem chance de reparo, como em colisões e acidentes.

Nesses casos, a baixa é necessária porque o veículo não pode mais circular e continuará gerando gastos para o proprietário. O despachante cuida de todo o processo de regularização documental e baixa definitiva, simplificando o trabalho do proprietário.

Por que vale a pena contratar um despachante de veículos?

A contratação do despachante Detran é uma alternativa disponível a todos os proprietários de veículos e é um investimento que vale muito a pena. 

Não é para menos, afinal, o despachante tem conhecimento específico sobre processos do Detran. Assim, sua solicitação pode ser cumprida com mais rapidez.

O despachante sabe o que fazer e quais documentos apresentar, o que torna tudo mais ágil e prático. Desta forma, não tem risco de os papéis não serem aceitos ou de ter de refazer algum processo.

Ao contratar um despachante, tem-se muito mais praticidade para resolver burocracias junto ao Detran. Bem como economia de tempo, o que é ideal para quem tem o dia a dia corrido e quer resolver pendências com maior comodidade. 

Qual o valor que o despachante cobra?

O preço dos serviços prestados pelo despachante varia de acordo com o tipo de serviço a ser realizado junto a Detran. Por esse motivo, não é possível informar um valor fixo.

Mas como ter uma ideia de quanto o despachante cobra? Simples: solicite um orçamento, informando exatamente o que precisa realizar no Detran, e assim ter um orçamento assertivo.

Vale a pena reforçar que o preço do serviço do despachante compensa. Isso porque o contratante tem trabalho reduzido para solucionar pendências inerentes ao veículo, economizando tempo e esforços. 

Por isso, contratar um despachante é sinônimo de ter maior comodidade, diminuindo o risco de erros ou de ter complicações junto ao Detran.

Despachante do Detran em Curitiba

Está em busca de um despachante do Detran em Curitiba? Os clientes do Grupo Servopa podem contar o CWB Despachante. A empresa que presta serviços de excelência a seus clientes desde 1999, sempre com foco na comodidade, agilidade e segurança. 

O CWB Despachante atua em processos de transferência de propriedade de veículos, bem como em primeiro emplacamento, entre outros. Todos os serviços são realizados de acordo com regulamentos do Detran. Conheça, contrate e faça processos do órgão com muito mais praticidade e rapidez!

harley-davidson com estilo

Como pilotar sua Harley-Davidson com estilo e segurança?

A experiência H-D só é completa quando você veste a tradição harleyra e carrega o amor pela...

leia mais
amaciar o motor

Como amaciar o motor da minha nova Harley-Davidson?

É preciso conhecer sua motocicleta e amaciar o motor para atingir toda a agressividade e brutalidade que...

leia mais
volvo eletrica

Volvo: a primeira 100% eletrificada no Brasil

Revolucionando o mercado automobilístico, a qualidade escandinava agora leva excelência para seus consumidores sem impactar o meio...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.