Quais as vantagens na hora de adquirir um carro para MEI?

As microempresas (MEI) têm tido um crescimento exponencial nos últimos anos. Dados do Sebrae apontam que, nos últimos dez anos, elas respondem por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo consideradas as principais geradoras de riquezas do Comércio no Brasil.

Com tanto crescimento, as micro empresas também conquistaram o benefício de poderem comprar carros 0km com descontos de até 15%. Este benefício, assim como já é praticado para empresas de outros portes, é concedido diretamente pelas montadoras e pode ser solicitado na concessionária através do setor de vendas diretas.

Se você é MEI e deseja comprar um carro para realizar as atividades da sua empresa, continue lendo este post para saber quais são as vantagens e como funciona o processo de aquisição de um carro sob estas condições.

Leia Mais:

>> Como acertar na escolha de um carro com espaço interno

>> MEI pode comprar carro com desconto?

Vantagem em comprar carro como MEI

O principal benefício oferecido por empresas como Volkswagen, Hyundai, Chevrolet e Fiat é ter uma política de vendas que possibilita ao MEI comprar carro com desconto. Modalidade chamada de venda direta, ela permite que o empreendedor tenha acesso a compra de um carro sob condições diferenciadas.

Não há um percentual fixado previamente para este desconto, mas a prática usual do mercado varia de 2,5% a 15% de desconto em cima do valor do veículo. É importante ressaltar, no entanto, que há regras para que o empreendedor possa adquirir o carro sem que ele seja utilizado para revenda.

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Política Fazendária estipula que o proprietário permaneça com o veículo por, pelo menos, 12 meses e que a compra seja feita, única e exclusivamente, para carros novos.

Outra vantagem é que veículos utilizados diretamente para trabalho podem apresentar descontos maiores, como, por exemplo, os carros comprados para food truck ou para transporte de carga.

Como funciona o financiamento de carro para MEI?

Para que o empreendedor possa obter o desconto no financiamento, ele deve entrar em contato diretamente com a concessionária em que pretende fazer a aquisição e se informar sobre as condições e política de vendas praticadas por ela.

Normalmente, as regras são mais ou menos as mesmas, mas cada loja tem seu próprio procedimento e sistema para fazer negócio. Sendo assim, o MEI precisará:

  • apresentar documentos que comprovem a posição de MEI, como o CNPJ da empresa e papéis de identificação;
  • em seguida a concessionária realizará uma pesquisa para comprovar as informações;
  • se a empresa do MEI estiver regular, o financiamento poderá ter início.

Vale ressaltar que é necessário ter atenção redobrada em relação a documentação e regularização do veículo, visto que ele ficará vinculado à empresa. Assim, caso os tributos não sejam pagos, as restrições podem ser lançadas em nome da empresa e do empreendedor.

Como o pedido é feito diretamente nas montadoras, o prazo de entrega também pode ser maior. A média de espera para pegar o carro para MEI é de 50 dias.

Quais os melhores carros para financiar nesse sistema?

Ao entrar em contato com a concessionária para se informar, verifique quais carros contam com o benefício para MEI. Se você se interessar pela possibilidade de financiar um carro, é importante ter em mente que algumas categorias de veículos e modelos são mais vantajosos nesse tipo de operação.

As opções que mais se tornam vantajosas para o empreendedor são os veículos utilitários, como caminhonetes e picapes, e os utilitários esportivos (SUVs em geral). A razão é simples: eles são veículos que ajudam os empreendedores a realizarem seu trabalho.

Além disso, esses carros são naturalmente mais caros, o que significa que há margens maiores de lucro e mais possibilidade de reduzir o preço para o financiamento. Claro, nada impede a cotação e financiamento de outras categorias de veículos, mas é importante levar em consideração todas as possibilidades para ver qual é a mais vantajosa para o seu negócio.

Quem deseja comprar carro para MEI pode contar com a opção de vendas corporativas da Servopa. São diversas opções de veículos com condições e taxas diferenciadas para pessoa jurídica. Agende um horário conosco e converse com um de nossos consultores para saber todas as vantagens disponíveis!

consignação de carro

Venda consignada de carro: porque optar por uma concessionária?

Entenda o que é, quais as vantagens e como fazer o contrato para vender o seu carro...

leia mais
depreciação de caminhão

Como calcular a depreciação de caminhão?

A taxa de depreciação de um caminhão precisa fazer parte dos custos da empresa e para calcular...

leia mais
moto para iniciantes

Conheça as razões que fazem da Triumph Street Twin uma excelente moto para iniciantes

Um modelo clássico com apelo tecnológico, a Triumph Street Twin tem todas as características perfeitas para ser...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.