SUV e SUV Coupé: você sabe a diferença?

A categoria de SUV é uma das que mais tiveram crescimento em vendas no mundo, inclusive no Brasil, tornando os veículos utilitários esportivos mais populares.

A alta procura pelos SUVs fez com que as montadoras buscassem alternativas para atender quem prefere veículos com características dos utilitários esportivos, mas que trouxessem novidades, especialmente no design.

Foi justamente aí que um modelo ganhou força, o SUV Coupé. Mas, você sabe o que é SUV Coupé e qual sua diferença em comparação ao SUV tradicional? Aqui, respondemos essas questões. Confira!

>> Os 5 SUVs mais vendidos de 2020
>> Álcool ou gasolina: como fazer o cálculo?

O que é SUV?

SUV significa Sport Utility Vehicle, ou seja, veículo utilitário esportivo. Normalmente, caracteriza-se por ter porte avantajado, com amplo espaço interno. Outra característica marcante é que pode trafegar, com facilidade, dentro e fora da cidade.

Tecnicamente falando, o utilitário esportivo se caracteriza por ter uma altura específica livre em relação ao solo, o que permite que consiga ultrapassar obstáculos com maior facilidade do que outros veículos.

Para ser um SUV, o veículo precisa ter 200 milímetros, no mínimo, de distância do solo entre eixos das rodas. Debaixo dos eixos das rodas, a distância mínima deve ser de 180 milímetros.

Essa é a norma geral, mas o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) também faz outras relacionadas ao ângulo de ataque do veículo, ângulo de saída e ângulo de transposição.

Embora haja tantas especificações técnicas, não é preciso conhecer todas para comprar SUV, até porque se trata de um veículo facilmente identificável pelas medidas amplas, voltadas a atender um público que prefere carros com características esportivas e espaço interno maior.

O que é SUV Coupé?

O SUV Coupé, ou Cupê, é um modelo com queda de teto mais suave, que é mais comum em veículos de marcas de luxo. Por isso, possui espaço interno menor do que um SUV tradicional.

Todo SUV Coupé é uma combinação do porte do veículo utilitário esportivo com o design de linha mais suave dos carros cupês. Curiosamente, o SUV Coupé não é uma novidade no mercado, embora tenha ganhado mais força no Brasil em 2020 com o lançamento do Volkswagen Nivus.

A BMW lançou, há mais de dez anos, seu X6, um SUV Coupé. Desde então, marcas de luxo começaram a criar alternativas. A Mercedes-Benz, por exemplo, lançou o GLC e GLE Coupé.

Já a Audi apresentou seu SUV Coupé Q8. A Porsche também entrou na onda e lançou o Cayenne. No Brasil, um dos lançamentos mais comentários na categoria foi justamente o Volkswagen Nivus. Além de unir o utilitário e cupê em um só veículo também traz tecnologia e conectividade, segurança e conforto com um design inovador.

>>Descubra porque o Nivus foi eleito o carro do ano 2021

Diferença entre SUV Coupé e o modelo tradicional

Mas, afinal, qual a diferença entre SUV Coupé e o modelo tradicional? No lado externo, o SUV Coupé tem queda suave no teto, com design mais semelhante ao de carros de luxo.

Outra característica marcante do SUV Coupé é ter menor espaço interno do que um SUV tradicional. Por isso, costuma chamar mais a atenção de consumidores que buscam automóveis que tenham características esportivas. Mas, que não sejam tão grandes quanto um SUV clássico. 

Melhores SUVs e SUVs Coupé

Interessado em investir num SUV tradicional ou SUV Coupé, mas não sabe qual escolher? Então, confira a lista de melhores SUVs que preparamos e escolha o seu favorito:

Volkswagen Nivus

O Volkswagen Nivus é uma alternativa de SUV Coupé que une design inovador, versatilidade, modernidade, tecnologia e conforto. 

Possui painel digital de 10” que possibilita escolher quais telas deseja visualizar. Também permite a personalização de informações exibidas, adaptando a conectividade ao seu perfil.

O sistema de iluminação conta com projetores de LED e luz de condução diurna. O design do Nivus é atraente, com linhas marcantes, e funcional. 

O SUV Coupé possui controle adaptativo de velocidade e distância, ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), sistema ISOFIX e seis airbags, para maximizar sua segurança.

Volkswagen T-Cross

O Volkswagen T-Cross é um SUV tradicional com dianteira que chama a atenção por sua altura e grade ampla. Possui faróis LED integrados, luz de condução diurna, painel LED e teto solar panorâmico Sky View.

No interior, o T-Cross foi pensado para proporcionar o máximo conforto. Além de amplo espaço, possui transmissão automática de seis velocidades e sistema Kessy para abrir o veículo sem chave e acionar o motor por botão.

O T-Cross também conta com um sensor de fadiga, que indica se a concentração do motorista está dispersa e, em caso positivo, emite um aviso sonoro e visual para que faça uma pausa. Possui, ainda park pilot e frenagem automática em colisões.

>> O que esperar do novo VW Taos

Volkswagen Tiguan Allspace

Se está procurando um SUV tradicional com espaço de sobra, o Volkswagen Tiguan Allspace é uma excelente dica de compra. Essa é uma alternativa com sete lugares e assentos de segunda e terceira fileira rebatíveis.

Possui ar-condicionado Climatronic de três zonas, possibilitando maior conforto. Há a possibilidade de uso da tecnologia We Connect Go, com integração ao smartphone por aplicativo.

O Tiguan Allspace também possui controle adaptativo de velocidade e distância, sensor de radar integrado à grade dianteira, assistente dinâmico de farol alto, park assist e detector de pedestre, para alertar o motorista e evitar acidentes.

Volkswagen Taos

O Taos é um dos lançamentos mais esperados da Volkswagen para este ano (2021). A produção foi iniciada na Argentina e o primeiro lote já foi enviado ao Brasil. 

O SUV Taos deve ficar posicionado abaixo do Tiguan All Space e acima do T-Cross. Entre seus itens de série, destaque às rodas de 18 polegadas na cor preta, faróis full-LED, pacote ADAS de assistência à condução, entre outros.

Sobre a mecânica, o motor deve ser 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, além de câmbio automático de 6 marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é em 9,3 segundos e 194 km/h de velocidade máxima, de acordo com a fábrica.

O Taos tem medidas de 4.461mm de comprimento, 1.626mm de altura, 1.841mm de largura, 2.680mm de entre-eixos e porta malas de 498 litros.

Agora que você sabe a diferença é só passar em uma Servopa Volkswagen e conhecer cada modelo de perto. Para realizar a pré-reserva na Servopa é só entrar em contato pelo Whatsapp: (41)3330-2000. Garanta os melhores benefícios de lançamento do novo SUVW.

viajar com sua Harley-Davidson

Vai viajar com sua Harley-Davidson? Confira essas dicas!

A Harley-Davidson, que conhece como ninguém as necessidades de um harleyro sobre duas rodas, trouxe várias dicas...

leia mais
etron

E-tron, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela Audi

Descubra o e-tron, um carro que propõe uma direção sustentável, sofisticada e luxuosa se utilizando da...

leia mais
Ducati Monster

Ducati Monster: descubra por que ela é um “monstro” na estrada

Quando associamos algo a ideia de “monstro”, é possível que a intenção seja dizer que esse algo...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.