Trocar bateria do carro: fique atento a esses indicativos

A bateria do carro é uma peça essencial: sem ela não dá nem para ligar o veículo. Justamente, uma das principais etapas da revisão e manutenção de automóveis é trocar a bateria do carro. Isso ajuda a garantir o perfeito funcionamento sempre que precisar!

Mas, quando trocar a bateria do carro? Aqui, falamos quando a substituição deve ser feita e quais são os sinais que o automóvel dá. Assim, você pode saber se está chegando a hora de fazer a alteração, para não ficar na mão. Confira!

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

A dúvida sobre quanto tempo dura uma bateria de carro é comum quando essa peça começa a dar problema. De maneira geral, as baterias têm durabilidade de dois a três anos, dependendo da marca.

Caso tenha de efetuar a troca antes desse período, é muito provável que tenha sido feito mau uso do veículo ou a qualidade da peça não era das melhores. É exatamente por isso que se recomenda investir em baterias originais, pois duram mais e valem mais a pena.

Um detalhe importante: a duração da bateria para carro também depende de outros fatores, como se o veículo é usado diariamente, o ar-condicionado, entre outros recursos que exigem da parte elétrica para funcionamento.

Quanto menor o uso desses recursos, menor o consumo da bateria e mais tempo ela tende a durar. Mas, o mercado costuma seguir um período de durabilidade de dois a três anos, geralmente.

Leia mais:

Aprenda o cálculo para saber se vale a pena abastecer com álcool ou gasolina

Diferença entre itens de série, acessórios e opcionais

Sinais que indicam a necessidade de troca da bateria

O próprio carro dá alguns sinais que indicam a necessidade de trocar a bateria e é importante ficar atento a eles para evitar complicações mais graves. Conheça quais são esses sinais:

Carro não liga

O carro deve ligar logo na primeira tentativa, mas quando a bateria está fraca isso não acontece. Nota-se que a ignição está demorada, o que indica que pode falhar definitivamente a qualquer momento, inclusive quando o motorista mais precisar.

Em situações assim, trocar a bateria de carro é a única solução, porém esse processo deve ser feito por um profissional, com produtos originais. Por isso, o ideal é recorrer a uma assistência técnica de concessionária.

Falha nas luzes

Tentou acender luzes e faróis, mas não está conseguindo? Este é um claro sinal de falha de bateria e sistema elétrico. Outro problema comum é a oscilação das luzes, que dificulta uma direção segura e aumenta o risco de autuação pelo Detran.

Portanto, fique atento a esses sinais e realize uma revisão de carro com uma assistência técnica de qualidade, o que possibilitará, também, identificar outros problemas e corrigi-los imediatamente, de modo a evitar que se agravem.

Oxidação da bateria

A bateria também pode apresentar alguns sinais que indicam que sua vida útil está chegando ao fim. Um deles é a oxidação dos terminais, que forma uma crosta de cor verde, chamada de zinabre. Ao identificar algo semelhante à isso, leve seu veículo o mais rápido possível à uma oficina de confiança.

Painel fraco

Os visores do painel estão fracos ou com luzes apagadas? Estes também são sinais de que a bateria está próxima do fim. Recomenda-se recorrer a um profissional para troca assim que indicar esses problemas.

Falhas em acionamentos

Outros indicativos comuns são problemas de acionamento de vidros elétricos, ar-condicionado (que também passa a funcionar muito mal) e falha no funcionamento do sistema de som.

Motor lento

Se ao dirigir sentir o motor trabalhando de forma mais lenta, como se estivesse pesado, isto significa que a troca da bateria deve ser feita o quanto antes, para evitar a parada total do veículo.

Fazer “chupeta” resolve a troca de bateria?

A popular “chupeta” não resolve os problemas de falha elétrica, a bateria precisa ser trocada para garantir o correto funcionamento do veículo como um todo.

Mas, pode funcionar como um processo paliativo se o seu carro parar em um local indevido, podendo removê-lo a um lugar correto ou encaminhá-lo a uma assistência técnica para a correção do problema.

Como aumentar a vida útil da bateria?

Existem dicas que ajudam a aumentar a vida útil da bateria, podendo aproveitá-la ao máximo. A seguir, apresentamos as principais! Confira e aproveite para adotá-las:

trocar bateria do carro

Use uma bateria adequada e de qualidade

Utilize a bateria indicada para seu modelo de veículo, de acordo com as orientações do manual do carro. Também é importante que seja uma bateria original e de qualidade.

Há motoristas que preferem usar baterias diferentes daquelas que são recomendadas pelo fabricante do veículo, para tentar aumentar a potência ou economizar, mas o barato pode sair caro, porque há uma grande chance de reduzir a vida útil e ter novos gastos para conserto.

Adote cuidados na partida do motor

Quando for dar partida no motor, vale a pena adotar cuidados para não ter desgastes prematuros. Antes de virar a chave, sempre desligue todos os acessórios elétricos.

Há, ainda, uma dica para quando for parar o carro. Você pode desligar tudo e manter somente o motor rodando por cerca de três minutos. Isso ajuda a deixar a bateria saudável por um tempo maior.

Não deixe luzes acesas

Alguns motoristas costumam esquecer as luzes veículo acesas, o que consome bastante bateria e pode acelerar a necessidade de troca. Para evitar esse tipo de situação, lembre-se sempre de apagar as luzes ao sair do carro.

Vai deixar o carro parado? Desligue a bateria!

Caso vá deixar seu carro parado por alguns dias, uma dica que ajuda a poupar bateria é desligá-la ou manter conectado um carregador eletrônico. Dessa forma, dá para aumentar a vida útil sem grandes esforços.

Mantenha as revisões em dia

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar a durabilidade da bateria de seu veículo é manter as revisões em dia, uma vez que a assistência técnica consegue analisar e corrigir todo o sistema elétrico, minimizando o risco de danos e sobrecarregamento da bateria.

Na revisão, profissionais especializados fazem procedimentos como limpeza de terminais e aterramentos para evitar problemas de funcionamento, além de conferir se está tudo em ordem com o alternador, entre outros procedimentos.

Por isso, não deixe de realizar a revisão do carro regularmente, conforme orientações do fabricante. Sempre faça junto a uma assistência técnica para carros autorizada, na concessionária, para garantir o melhor resultado, seriedade e profissionalismo no atendimento. 

harley-davidson com estilo

Como pilotar sua Harley-Davidson com estilo e segurança?

A experiência H-D só é completa quando você veste a tradição harleyra e carrega o amor pela...

leia mais
amaciar o motor

Como amaciar o motor da minha nova Harley-Davidson?

É preciso conhecer sua motocicleta e amaciar o motor para atingir toda a agressividade e brutalidade que...

leia mais
volvo eletrica

Volvo: a primeira 100% eletrificada no Brasil

Revolucionando o mercado automobilístico, a qualidade escandinava agora leva excelência para seus consumidores sem impactar o meio...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.