Carro parado na garagem por causa da pandemia? Confira os cuidados para conservá-lo!

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, ficar em casa se tornou rotina para muitas famílias. Manter o carro parado na garagem, também.

Isso não chega a ser um problema se o veículo é utilizado uma ou duas vezes por semana, ainda que por períodos curtos, para uma ida ao supermercado, por exemplo.

Só há problema ao deixar o carro muito tempo parado na garagem, podendo danificar partes do veículo. Mas, isso pode ser evitado de maneira simples, é só seguir algumas dicas especiais. A seguir, listamos todas! Confira e aproveite para adotá-las!

Carro parado na garagem: como evitar problemas

Manter o carro parado na garagem por muito tempo pode danificá-lo e demandar consertos caros. Por que gastar para solucionar problemas que podem ser evitados com algumas ações simples e rotineiras? Veja como isso é possível:

Ligue seu carro periodicamente

Carro parado estraga, a não ser que o ligue periodicamente. O ideal é a cada cinco dias ou uma vez por semana, no mínimo. O indicado é que permaneça de 20 a 30 minutos ligados para evitar danos.

Um detalhe importante: o tempo total de manter o carro ligado pode variar de acordo com o modelo e marca, portanto, é interessante verificar o manual do proprietário para mantê-lo funcionando pelo tempo certo.

Seguindo essa dica é possível garantir que sistemas internos funcionem corretamente quando preciso, com fluidos circulando pelo motor, pistões lubrificados, entre outros detalhes.

Deixe o carro ligado em marcha lenta e, se possível, tente conduzi-lo um pouco para fora da garagem, principalmente se ela for fechada, para evitar o acúmulo de monóxido de carbono no ambiente.

Durante esse período em que o carro estará ligado, mova a marcha em todas as posições, vire o volante para ambos os lados, ande por um trajeto curto (se a garagem for aberta) e ligue o ar-condicionado, mas somente quando o motor chegar na temperatura de trabalho, mantendo-o ativo por três minutos.

Deixe seu carro abastecido

Há dois motivos principais para manter seu carro abastecido. Um deles é que se estiver na reserva, ao ligá-lo há o risco de levar impurezas do fundo do tanque ao motor.

O segundo motivo é a degradação do combustível no tanque. Quanto mais cheio ele estiver, maior é a proporção de combustível que estará protegida do contato com a umidade do ar, evitando a degradação.

Sempre abasteça o carro com combustível de qualidade, para evitar danos ao veículo. Especialmente o seu motor, o que causa sérios prejuízos.

Saiba mais:
>>>>Álcool ou gasolina: como fazer o cálculo

Faça uma limpeza interna e externa

A limpeza é essencial quando o carro ficará parado durante muito tempo. Na parte externa, por exemplo, evita corrosões do verniz da pintura, além de minimizar a possibilidade de manchas.

Já na parte interna, o acúmulo de resíduos em um ambiente fechado por muito tempo pode provocar odores desagradáveis e fortes, que podem se impregnar no estofado. 

limpeza de carro

Há, ainda, outro fator que muitos se esquecem: o acúmulo de sujeira pode gerar danos que reduzem consideravelmente o tempo de vida útil das peças do carro, demandando consertos caros ou provocando a desvalorização do automóvel.

Por isso, evite danos e gastos elevados no futuro realizando a limpeza adequada do carro. Quando ele estiver totalmente seco, dá para cobri-lo com uma capa automotiva protetora, para evitar que fique exposto ao sol e chuva, principalmente se a garagem for aberta.

Mas atenção a um detalhe: se estiver muito calor, recomenda-se não utilizar a capa, porque ela pode funcionar como uma estufa, de modo a degradar a pintura, além de haver a possibilidade de derretimento e de grudar na lataria. Portanto, use a capa com parcimônia.

Lembre-se de calibrar os pneus

Ao manter o carro parado por muito tempo, lembre-se de calibrar os pneus para que tenham a pressão perfeita, o que ajudará a evitar deformações de partes internas e perda de propriedades.

Essa dica é muito recomendada porque os pneus continuarão a serem pressionados pelo peso do carro. Se o período de parada for elevado, há o risco de prejudicar a cinta de aço abaixo da borracha, provocando um achatamento.

Com isso, o pneu pode ficar “quadrado”, o que dificulta a direção e pode provocar desbalanceamento de rodas e trepidação, bem como aumentar o risco de estourar o pneu.

Saiba mais
>>>>Qual a vida útil de um pneu? Descubra quando chegou a hora de trocar os pneus do seu carro

Confira os níveis de óleo

O óleo está sujeito a degradação ao longo do tempo, por isso é importante verificar seu nível antes de deixar o carro parado. Se manter o veículo sem uso por muito tempo, o ideal é trocar o óleo antes de usar o carro normalmente, para evitar complicações ao motor e desgaste excessivo de peças.

Atente-se à bateria

Uma das dúvidas mais comuns é se carro parado descarrega a bateria. Sim, há um descarregamento mesmo com o automóvel desligado. Isso acontece porque alguns sistemas continuam funcionando e consumindo a carga, como alarmes e rastreamento.

Logo, existe a possibilidade de tentar dar partida e não conseguir, caso o carro fique parado por muito tempo. Como proceder para evitar esse problema?

A dica perfeita para isso é ligar o carro pelo tempo mínimo indicado pelo fabricante e dar uma volta com ele. Dessa forma, a bateria será recarregada pelo alternador.

Não desligue a bateria, porque ao fazer isso também se desliga sistemas essenciais de segurança do automóvel e seu sistema eletrônico, o que poderá gerar problemas posteriormente.

carro parado

Saiba mais
>>>>Trocar bateria do carro: fique atento a esses indicativos

Faça a manutenção

A manutenção é fundamental para reparar danos, realizar trocas importantes e garantir que o carro permaneça funcionando adequadamente.

Normalmente, na manutenção é feita a troca de palhetas, filtros de ar, checagem de para-brisa e lâmpadas, entre outros detalhes. Assim, evita-se que problemas avancem e piorem enquanto o carro está parado. Desta forma, é possível minimizar os gastos com repará-los.

O que fazer ao voltar a usar o carro normalmente?

Pretende voltar a usar o carro normalmente? Neste caso, recomenda-se levá-lo a uma assistência técnica. Principalmente se não seguiu as dicas acima e notou problemas como dificuldade na direção e ruídos estranhos.

A assistência técnica de veículos conta com profissionais especialistas para identificar o problema e corrigi-lo adequadamente. Assim, você mantem seu carro em bom estado. 

harley-davidson com estilo

Como pilotar sua Harley-Davidson com estilo e segurança?

A experiência H-D só é completa quando você veste a tradição harleyra e carrega o amor pela...

leia mais
amaciar o motor

Como amaciar o motor da minha nova Harley-Davidson?

É preciso conhecer sua motocicleta e amaciar o motor para atingir toda a agressividade e brutalidade que...

leia mais
volvo eletrica

Volvo: a primeira 100% eletrificada no Brasil

Revolucionando o mercado automobilístico, a qualidade escandinava agora leva excelência para seus consumidores sem impactar o meio...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.