Comprar ou alugar carro para Uber e aplicativos de carona compartilhada?

Pode ser que você esteja em um momento em que a resposta a esta pergunta é o que falta para decidir começar a ser motorista de aplicativo, como Uber, 99, inDriver e Cabify. Isso porque ter um carro é um dos principais critérios para quem deseja começar a trabalhar neste mercado. O carro é o principal instrumento de trabalho para quem deseja dirigir para aplicativos de carona compartilhada, e decidir se vale a pena comprar um carro ou alugar nem sempre é uma decisão fácil.

A opinião unânime dos especialistas é que esta deve ser uma escolha baseada em dados, ou seja, é preciso colocar na ponta do lápis uma série de pontos e ver, conforme seu perfil, o que vale mais a pena. Se você quer colocar em perspectiva os prós e contras de alugar ou comprar carro para Uber, por exemplo, continue lendo este post!

O que analisar?

Antes de mais nada, é preciso entender qual é seu objetivo ao trabalhar como motorista de aplicativo. Esse será apenas um bico até achar um emprego formal novamente? Vai cair de cabeça e só trabalhar com isso daqui em diante? Quer fazer um teste para ver se consegue se adaptar à rotina? Vai levar o trabalho em paralelo com a atividade principal que você exerce?

É preciso levar isso em consideração, pois saber o que te motiva a dirigir para aplicativos pode ser o que irá, no final, pesar mais na hora de tomar uma decisão. Paralelo a isso, é preciso entender quais são os custos que precisam ser considerados na hora de comprar um veículo próprio ou partir para o aluguel.

Leia Mais:

>> Dicas para comprar carros para Uber e aplicativos de carona

>> Como comprar carro sem entrada?

No caso da compra, é preciso considerar:

  • Parcela mensal do financiamento: se você não tem dinheiro para comprar o veículo à vista ou até mesmo não tem um valor para dar de entrada, o custo pode acabar sendo um pouco maior. É preciso ter em mente que se esta for sua única ocupação, o pagamento mensal do financiamento precisa fazer parte do cálculo de quanto você precisará fazer por mês para arcar com as parcelas.
  • Combustível: mais do que comprar o carro dos seus sonhos, é preciso considerar o consumo médio do veículo escolhido para que ele seja econômico. Existem muitos modelos de carro para Uber que costumam ser os mais utilizados pelos motoristas. Por isso, verifique qual o consumo médio do veículo nas condições de trabalho.
  • Seguro:  é obrigatório que os veículos de aplicativo tenham um seguro específico para o exercício da profissão. Diferente das opções para carros de passeio, quando o veículo é utilizado para transporte de pessoas e atividade remunerada, é necessário pagar um pouco a mais para cobrir os riscos envolvidos. Além disso, é importante colocar os custos com DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) que deve ser pago anualmente.
  • Manutenção: qualquer carro que comece a rodar precisa de manutenção em algum momento. Diferente dos carros de uso pessoal, os carros usados para aplicativo rodam mais e, consequentemente, precisam estar com a manutenção em dia para oferecer uma corrida segura. Se o carro é novo e as manutenções programadas estão sendo feitas, é possível ter mais tempo de folga entre uma manutenção e outra.
  • Impostos: se você já teve algum automóvel, sabe que todo começo de ano vem acompanhado do pagamento dos impostos. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e a taxa anual de licenciamento do carro (CRLV) precisam entrar na conta de custos.
  • Depreciação: a quantidade de horas trabalhadas também influencia o resultado dessa conta. Quanto mais tempo você passa trabalhando, mais corridas faz e, consequentemente, mais tempo o carro vai passar rodando. Dessa forma, a alta quilometragem e o desgaste do veículo contribuem para que o custo de depreciação aumente, impactando no valor final para uma possível revenda.

No caso do aluguel de carro para Uber, é preciso levar em consideração:

  • Valor do caução:  assim como no aluguel de uma casa, as locadoras de veículo também pedem uma quantia de segurança – o caução – para a liberação do veículo. Conforme as políticas de locação da empresa, o valor pode ser pago em dinheiro ou via cartão de crédito, que precisa ter um limite que comporte o custo do caução.
  • Parcela mensal do aluguel: da mesma forma que um financiamento, é preciso colocar o valor a ser pago à locadora mensalmente dentro dos custos fixos a serem subtraídos dos seus rendimentos mensais. O aluguel varia conforme modelo escolhido e limite de quilometragem contratada. Normalmente, nesse valor estão inclusos: seguro, manutenção, entre outros.
  • Combustível: algumas locadoras entregam o veículo com tanque cheio, porém, é importante já ter o dinheiro para abastecer o carro para trabalhar. A conta aqui é a mesma utilizada para quem vai comprar um veículo.

Qual a melhor opção?

No fim das contas, a melhor opção é aquela que irá atender às suas necessidades como motorista. Ter muito claro os seus objetivos ao trabalhar nesse mercado será o peso para tomar uma decisão que irá trazer benefícios financeiros, seja em curto, médio ou longo prazo.

carro uber

Se você deseja comprar um carro para Uber ou para usar com outros apps, a Servopa tem modelos que se enquadram em cada uma das categorias disponíveis nesses aplicativos e condições de pagamento que podem ser muito atrativas para o seu trabalho decolar. Visite uma de nossas concessionárias e informe-se!

consignação de carro

Venda consignada de carro: porque optar por uma concessionária?

Entenda o que é, quais as vantagens e como fazer o contrato para vender o seu carro...

leia mais
depreciação de caminhão

Como calcular a depreciação de caminhão?

A taxa de depreciação de um caminhão precisa fazer parte dos custos da empresa e para calcular...

leia mais
moto para iniciantes

Conheça as razões que fazem da Triumph Street Twin uma excelente moto para iniciantes

Um modelo clássico com apelo tecnológico, a Triumph Street Twin tem todas as características perfeitas para ser...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.