Como amaciar o motor da minha nova Harley-Davidson?

Uma boa relação, estável e segura, sempre demanda tempo e atenção, certo? É assim em todos os aspectos da vida. Para todo harleyro, a relação com a motocicleta, fiel companheira de viagem, é uma das mais importantes. Levando em conta a pergunta inicial, fica claro que uma Harley-Davidson nova não pode ser tratada de qualquer maneira. Leva certo tempo até que ela possa, depois de ser amaciada, alcançar o máximo de desempenho e devorar estradas. Sabendo disso, você pode estar se perguntando: o que devo fazer para amaciar o motor da sua nova motocicleta Harley-Davidson?

Essa questão é muito importante e gera muitas dúvidas entre aventureiros sobre duas rodas. Primeiramente, é importante dizer que a etapa de amaciamento da motocicleta está sempre inclusa no pacote. É natural que o modelo apresente, de início, uma resistência a altas velocidades, por exemplo. Isso não significa que a motocicleta veio com defeito de fábrica ou está abaixo do prometido. Os técnicos da concessionária vão te dizer o mesmo.

Sabendo que não é possível escapar desse trecho do caminho, você já pode identificar a melhor forma de amaciar uma nova motocicleta Harley-Davidson. Há grande divergência de opiniões sobre o caminho a seguir, que vão desde “Trate-a como um bebê!” até “Trate-a como se fosse uma moto alugada: não dê moleza!”. No entanto existem alguns pontos cruciais que podem te guiar nessa empreitada, e nós vamos te ajudar a encontrar cada um deles. Afinal, nós sabemos que você busca a melhor relação com sua motocicleta Harley-Davidson!

Leia mais:

>>>> Quais as opções de cilindrada das Harley-Davidson? 

Entenda como amaciar o motor

Amaciar uma nova motocicleta Harley-Davidson é um processo que envolve toda a máquina. A estrutura, interna e externa, precisa de um cuidado maior nas primeiras rodagens. Do coração da moto, o motor, até o contato dos pneus com a estrada, há a necessidade de esperar que tudo se encaixe perfeitamente!

O que significa amaciar o motor?

É importante esclarecer que nada será literalmente amaciado durante o período inicial. Ao longo do uso da motocicleta, o que acontece, na verdade, é que as peças vão se acostumando ao atrito causado pelo movimento. Do ponto de vista mecânico, uma motocicleta recém-saída de fábrica sofre diversos atritos que ainda não tinha sentido. Uma simples pilotagem pode causar impactos muito fortes em uma motocicleta nova, por mais que suas peças estejam bem lubrificadas.

Apesar de projetadas e desenhadas para atuarem em conjunto, as peças são produzidas separadamente e reunidas na montagem final. Com isso, é natural que alguns espaços sofram maior ou menor atrito. É comum, também, que a superfície de algumas peças encontre maior resistência aos movimentos. Essas leves diferenças serão reparadas com o desgaste do amaciamento, e logo a parte mecânica oferecerá o desempenho máximo!  De forma resumida, é interessante pensar que as peças precisam se familiarizar umas com as outras. 

Para amaciar o motor é preciso conhecer sua motocicleta

Se, de certa forma, a motocicleta precisa “se conhecer”, você também precisa saber como sua máquina funciona. É claro que a concessionária vai te dar todas as informações que você precisar logo que você conhecer o modelo. No entanto, é a vivência da estrada que te permite entender realmente todos os aspectos da pilotagem.

Cada motocicleta é única. Logo, o equilíbrio, a dirigibilidade, a aceleração e a frenagem da motocicleta também serão únicos. Por isso, para garantir a segurança e a tranquilidade que uma boa viagem pede, é necessário dirigir com calma, justamente para entender cada um desses pontos. Procure saber como a estabilidade é afetada em curvas, de que forma ocorre a transição de marchas, qual a força da aceleração e o impacto na hora de frear. 

Além disso, tenha em mente também o frescor dos pneus: eles são novos, e o atrito com a estrada será mais brusco; por isso, elevar o marcador do velocímetro é arriscado e perigoso. De início, fique de olho em como os pneus vão sendo desgastados e segure a agressividade na pista!

A concessionária pode ajudar a amaciar?

Além de uma compra segura, na concessionária você encontrará também o melhor lugar para pedir ajuda na hora de amaciar a motocicleta. Isso porque você pode encontrar especialistas dizendo que o período de amaciamento vai até os primeiros 150 km rodados. Outros já indicam que, na verdade, a motocicleta precisa ser amaciada até os primeiros 2000 km rodados. Em qual deles confiar?

É fato que, até que a motocicleta esteja amaciada, o condutor não deve passar da metade das rotações nas quais a faixa vermelha se inicia. O limite também estará indicado no manual do modelo adquirido, o que também já facilita nessa primeira identificação. Porém, não recuse uma boa conversa com os profissionais da concessionária sobre o amaciamento da motocicleta. Eles vão te dizer, com segurança, os limites indicados para o seu modelo em específico.

Outra vantagem de buscar sempre o uma nova motocicleta Harley-Davidson na concessionária é a garantia de fábrica. Ocorrendo qualquer problema com sua motocicleta, a reparação é rápida, e logo ela estará pronta para novas pilotagens!

Conquiste as estradas com uma H-D

O que fazer após amaciar minha nova motocicleta Harley-Davidson? Venha para a loja Harley Davidson em Curitiba e descubra a experiência única que te aguarda. As melhores motocicletas, com toda assistência e qualidade que a sua pilotagem pede!

Leia mais
>>>>Revisão da moto: quando ela deve ser feita?

>>>>Como escolher um capacete de moto adequado e seguro?

harley-davidson com estilo

Como pilotar sua Harley-Davidson com estilo e segurança?

A experiência H-D só é completa quando você veste a tradição harleyra e carrega o amor pela...

leia mais
amaciar o motor

Como amaciar o motor da minha nova Harley-Davidson?

É preciso conhecer sua motocicleta e amaciar o motor para atingir toda a agressividade e brutalidade que...

leia mais
volvo eletrica

Volvo: a primeira 100% eletrificada no Brasil

Revolucionando o mercado automobilístico, a qualidade escandinava agora leva excelência para seus consumidores sem impactar o meio...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.