Revisão da moto: quando ela deve ser feita?

Quem tem experiência sobre duas rodas sabe a importância de manter a revisão em dia. Seja na estrada ou na cidade, mantê-la sempre revisada é fundamental para evitar problemas. De tempos em tempos a moto deve ser levada para a vistoria, seguida de uma manutenção, junto à concessionária. Porém, muitos motociclistas não sabem qual é o momento certo para se fazer uma checagem geral. Se esse é o seu caso, acompanhe até o fim e fique livre de dúvidas. O assunto aqui é revisão da moto: quando ela deve ser feita? 

Levar a moto no tempo correto para que profissionais possam fazer uma consulta técnica é questão de segurança. Se você fizer manutenções com a frequência certa e em uma concessionária, dificilmente se encontrará em situações de risco durante uma rodagem. Além disso, a checagem de especialistas também garante a maior durabilidade das peças. A utilização de lubrificantes velhos, por exemplo, pode causar gastos desnecessários.

Outro ponto muito positivo relacionado à revisão de moto é a economia que o dono tem ao manter em dia. Se os imprevistos na estrada e os desgastes de peças são evitados, consequentemente os custos adicionais e indesejados também somem. Ou seja, fazer revisão é vantajoso para todo mundo: você, sua moto e seu bolso saem ganhando!

Agora que você já conhece os benefícios de ter uma moto sempre checada, a gente te conta qual deve ser a frequência de revisões e quais itens devem passar pela revisão de uma moto. Além, é claro, de te mostrar porque esse processo deve ser feito sempre em uma concessionária. Fique por dentro de tudo e, na próxima pilotagem, se preocupe apenas em aproveitar a experiência!

Leia mais:
>> Quais são as opções de cilindradas das Harley-Davidson?

>> Conheça a Fat Boy 114 modelo 2021

Revisão de moto: descubra quando ela deve ser feita!

Você viaja bastante? Não se esqueça que as revisões servem para prevenir incômodos, e por isso elas sempre devem estar de acordo com o seu perfil de motociclista.  

De quanto em quanto tempo devo fazer revisão?

Em geral, a revisão de moto deve ser feita, no mínimo, entre 6 e 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. Essa condição pode variar de acordo com o modelo da moto e as recomendações da montadora. De qualquer modo, é importante que as checagens tenham regularidade. Deixar de fazer a vistoria no tempo certo, como dissemos, pode ser muito prejudicial.

Além das revisões de rotina, também é importante que esse procedimento seja feito durante a preparação para uma viagem. A visita à concessionária deve ser feita antecipadamente, para que a inspeção possa ser feita com todo o rigor e, caso ela encontre algum problema, que ele possa ser resolvido de forma a não atrapalhar o cronograma da sua viagem.

Evidentemente, outra situação que requer uma revisão é quando você mesmo identifica um defeito na moto. Nunca deixe para verificar depois uma peça que se soltou ou o mal funcionamento de algum sistema. 

Leia mais:

>> Triumph Street Twin: uma excelente moto para iniciantes

Itens que são checados na revisão

Ao levar a moto para a revisão, a análise deve ser completa e profunda. Com exceção dos casos em que há um problema previamente constatado, os profissionais responsáveis pela checagem precisam verificar alguns pontos mais críticos.

Muita atenção ao óleo do motor. É indispensável que seja verificado o nível e a aparência do óleo e se não há a necessidade de fazer a troca. Além disso, outros fluidos da moto, como dos freios e da embreagem, também requerem vistoria sempre.

O kit de relação, que envolve corrente, coroa e pinhão, deve ser verificado. Lubrificar, regular e substituir por peças novas é inevitável. Outro ponto muito importante são as pastilhas de freio. Algumas viagens, como as que incluem serras, exigem muito dos freios, e por isso garantir seu bom funcionamento é garantir também segurança na pista. 

Já no que diz respeito ao contato direto com o asfalto, pneus e rodas também precisam ser inspecionados. Pneus carecas não podem ir para a viagem (e nem mesmo para rodar na cidade), afinal não queremos que eles tenham furos ou apresentam falhas durante o trajeto. As rodas devem estar com os raios em bom estado e alinhados. Caso contrário, é preciso trocar.

Porque fazer revisão da sua moto na concessionária?

Fato é que não adianta fazer vistorias regulares e por toda a moto se não for o trabalho de um especialista da área. Revisão de moto é coisa séria, e se você não levar a sua para um técnico que possua formação, treinamento e ferramentas adequadas, a pouca economia pode sair caro. Portanto, nada de amadores.

O melhor lugar para você encontrar profissionais qualificados é a concessionária. É lá que você terá revisões e atendimento confiáveis. Além disso, a concessionária te ajuda a estabelecer cronogramas de revisão, deixando mais fácil para que você saiba os momentos certos de fazer a checagem geral.

Outro ponto muito atrativo das concessionárias é que elas oferecem garantia do serviço. Qualquer irregularidade após o atendimento pode ser imediatamente reparada. Vale ressaltar também as formas de pagamento, que muitas vezes são flexíveis e atendem às preferências do cliente.

Leia mais:
>> Conheça a nova Ducati Multistrada 950s

Revisão de moto em Curitiba

Quer entender mais sobre a revisão da sua moto e fazer um agendamento? No Grupo Servopa você será atendido com toda exclusividade que esse momento merece. Clique na opção desejada:

Assistência Técnica Triumph

Assistência Técnica Ducati

Assistência Técnica Harley Davidson – Curitiba

Assistência Técnica Harley Davidson – Londrina

Assistência Técnica Harley Davidson – Ribeirão Preto (SP)

bateria do carro

Trocar bateria do carro: fique atento a esses indicativos

Confira quais são os sinais que indicam que chegou o momento de trocar a bateria do carro...

leia mais
xc60 blindado

Volvo Armoured Cars: conheça os SUVs de luxo blindados da Volvo

Nossa preocupação é a sua segurança na rua. Tenha o máximo de proteção, além de estilo e...

leia mais
comprar carro online

Comprar carro online é confiável? Será que vale a pena?

Tire todas as suas dúvidas sobre esse processo de comprar carro online e descubra as vantagens de...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.