Consórcio de Caminhões: tudo o que você precisa saber para comprar o seu Volkswagen

Comprar o primeiro caminhão ou realizar a troca desse tipo de veículo não pode ser algo pensado de última hora. Isso porque o investimento feito é muito maior se comparado a outros veículos leves, como carros e motos, o que exige maior planejamento.

Se você é adepto e conhece os princípios básicos de planejamento financeiro sabe que para comprar bens de alto valor a melhor opção são investimentos de baixo risco e sem juros. Estas características tornam o consórcio de caminhões muito mais atrativo para os motoristas autônomos e para empresas. Desta forma, é possível programar a compra de um novo caminhão sem comprometer o andamento do trabalho.

Para entender como funciona um consórcio de caminhão Volkswagen, continue lendo este post e fique por dentro de tudo o que é necessário para fazer um upgrade no seu caminhão – ou na sua frota.

Leia Mais:

>> Como calcular a depreciação de um caminhão?

>> Como se tornar um motorista de caminhão profissional?

>> Como montar um food truck com o Volkswagen Delivery Express?

O que é um consórcio?

O consórcio é um investimento para quem deseja comprar um bem ou contratar algum tipo de serviço. Para isso, um grupo de pessoas se reúne a fim de alcançar um objetivo comum.

Para que a aquisição aconteça, todos escolhem uma modalidade e pagam mensalmente um valor. A cada mês, um ou mais consorciados são contemplados por meio de sorteio ou lance e recebem da administradora uma carta de crédito com o valor do bem para compra à vista.

Os grupos de consórcios são mantidos e geridos por uma administradora. Ela é a responsável por elaborar os contratos, recolher as contribuições mensais, agendar e realizar as assembleias. 

Como funciona um consórcio?

É muito comum que a primeira opção que venha à cabeça de quem deseja comprar um veículo seja o financiamento. Porém, no caso da aquisição de um caminhão, que possui alto valor agregado, nem sempre essa modalidade é uma boa.

O consórcio, por outro lado, traz o benefício do parcelamento do bem, sem os altos juros presentes em outras modalidades de crédito. Isso só é possível porque ele funciona como um tipo de compra programada. Ou seja, você não empresta dinheiro de uma instituição financeira para pagar o caminhão, mas, sim, investe mensalmente em uma espécie de “poupança em grupo” para poder comprar o bem à vista.

Quais os benefícios de um consórcio de caminhão?

A compra programada é apenas um dos benefícios encontrados por empresas e profissionais autônomos que desejam adquirir um caminhão ou renovar a frota. Porém, os benefícios de um consórcio de caminhão não param aí e abaixo você pode conferir ainda mais vantagens:

Flexibilidade

Ao contratar um consórcio, é possível escolher o valor do bem, o tempo de pagamento e o valor das parcelas. Isso permite que o consorciado consiga se planejar financeiramente a longo prazo, realizando a escolha que cabe dentro do seu orçamento.

Pagamento parcelado

Assim como em um financiamento, é possível pagar de forma parcelada. O que muda, no entanto, é que não há a necessidade de dar um valor de entrada. Assim, o consorciado não precisa arcar com um alto valor logo no começo.

Não há incidência de juros

No consórcio não há cobrança de juros. A única cobrança feita diz respeito à taxa administrativa, que é repassado à administradora pelo gerenciamento das cotas e realização dos sorteios.

No consórcio de caminhões da Servopa Caminhões, essa taxa é dividida pelo prazo do grupo, como explica o assistente comercial do Consórcio Maggi, Marcos de Paula, que atende a Servopa em Curitiba.

“Temos um grupo extra pesado em que a nossa taxa é de 11% no decorrer do prazo. Se um consorciado fechasse conosco hoje, teríamos 11% dividido por 117 meses, o que daria um total de 0,094% ao mês. Para o mesmo caminhão, via financiamento, hoje teríamos uma taxa de juros em torno de 0,99% ao mês”, pontua.

Atualização do valor da carta de crédito

Mesmo sendo um investimento a longo prazo, o valor da carta de crédito é reajustado conforme o prazo do consórcio. Assim, o investimento acompanha o valor de mercado do bem desejado. Após a contemplação, você ainda consegue aumentar seu poder de compra pela possibilidade de pagar à vista.

O que é necessário para contratar um consórcio?

A contratação de um consórcio é muito simples: após a escolha do grupo, é preenchido e assinado o contrato de adesão. Neste momento, é necessário apresentar RG e CPF, no caso de pessoa física, ou contrato social e documentos do responsável na pessoa jurídica, bem como o pagamento da primeira mensalidade.

É importante ressaltar que após a contemplação, o consorciado passa por uma análise de crédito. Assim, é possível para averiguar sua capacidade financeira e liberar a carta de crédito que foi contemplada. Isso porque é necessário continuar pagando as parcelas até o fim do prazo estipulado em contrato.

Se você deseja fazer a compra programada de um caminhão Volkswagen por meio de um consórcio, existem muitas opções destinadas à aquisição de modelos leves e de carga pesada com excelentes condições. Para saber mais, entre em contato e informe-se com nossa equipe!

Servopa Caminhões Curitiba

Rodovia BR-116, 21.130 – km 09 – CIC

Fone: (41) 3212-6025

Whatsapp: (41) 8504-8283

Servopa Caminhões Cambé

Rodovia Mello Peixoto, 1.200 – Jardim União

Fone: (43) 3249-6023

Whatsapp: (41) 9850-4828

 

bateria do carro

Trocar bateria do carro: fique atento a esses indicativos

Confira quais são os sinais que indicam que chegou o momento de trocar a bateria do carro...

leia mais
xc60 blindado

Volvo Armoured Cars: conheça os SUVs de luxo blindados da Volvo

Nossa preocupação é a sua segurança na rua. Tenha o máximo de proteção, além de estilo e...

leia mais
comprar carro online

Comprar carro online é confiável? Será que vale a pena?

Tire todas as suas dúvidas sobre esse processo de comprar carro online e descubra as vantagens de...

leia mais
Newsletter
Receba conteúdo gratuito As melhores informações, novidades e oportunidades do Grupo Servopa direto no seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e LGPD.
    Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.